ABA divulga pequisa Top Brands 2008

A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), em parceria com a Top Brands Consultoria e Gestão de Marcas, realizou, no mês de agosto, a quinta edição da pesquisa ABA/Top Brands, que avalia a força das marcas com base na lembrança e fidelidade.

A pesquisa foi realizada por telefone, nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador, com uma amostra de 1.640 entrevistados divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 17 categorias de produtos e serviços, permitindo comparações entre diferentes setores.

Uma outra análise que se obteve com a pesquisa foi índice de fidelidade ou adesão à marca, baseado na satisfação e intenção de recompra. Os clientes são classificados em quatro grupos de acordo com os dois critérios: os defensores, que, além de consumir, tendem a recomendar e defender a marca; os satisfeitos, que provavelmente voltarão a comprar, mas não necessariamente defendem a marca; os vulneráveis, que podem voltar ou não a comprar a marca; e os opositores, que não só não voltarão a comprar como tendem a criticar e a boicotar a marca. Com base nesta classificação foi criado um ranking com maior número de defensores, que deriva da fidelidade de cada marca.

 Top of Mind – primeira marca mencionada pelo respondente em cada categoria

1. Televisores – Philips – 19%
2. Refrigerante – Coca-Cola – 62%
3. Cartão de crédito – Visa – 47%
4. Revista – Veja – 40%
5 . Aparelho celular – Nokia – 33%
6. Operadora de telefonia fixa – Embratel – 42%
7. Provedor de Internet – Uol – 16%
8 . Fabricante de automóvel – Volkswagen – 34%
9. Sabão em Pó – Omo – 87%
10. Operadora de telefonia móvel – Vivo – 28%
11. Cerveja – Skol – 36%
12. Plano de saúde – Unimed – 24%
13. Posto de combustível – BR Petrobrás – 26%
14. Banco – Bradesco – 30%
15. Supermercado – Extra – 24%
16. Modelo de automóvel – Gol – 17%
 

Na categoria jornal, a tabela apresenta o Top of Mind por região pesquisada, devido à atuação regional das marcas

Jornal (Porto Alegre) – Zero Hora – 62%
Jornal (Rio de Janeiro) – O Globo – 47%
Jornal (Recife) – Diário Pernambuco – 45%
Jornal (Salvador) – A Tarde – 74%
Jornal (São Paulo) – Estadão e Folha de S. Paulo – 33%
Jornal (Belo Horizonte) – O Estado de Minas – 53%
Jornal (Curitiba) – Gazeta do Povo – 61%
 

Índice de adesão à marca – Marca com mais defensores

Televisores – Semp Toshiba – 74%
Refrigerante – Coca-Cola – 76%
Cartão de crédito – Mastercard – 62%
Revista – Veja – 64%
Aparelho celular – Nokia – 77%
Operadora de telefonia fixa – Embratel – 55%
Provedor de Internet – Velox – 60%
Fabricante de automóvel – General Motors – 67%
Sabão em Pó – Omo – 81%
Operadora de telefonia móvel – Claro – 53%
Cerveja – Antarctica – 78%
Plano de saúde – Sul América – 68%
Posto de combustível – Shell – 61%
Banco – Caixa Econômica Federal – 68%
Supermercado – Bompreço – 66%