O evento reunirá líderes e executivos nesta quarta-feira (27) para discutir sobre os limites e o alcance da inteligência artificial e o marketing

O Encontro Nacional de Anunciantes (ENA), evento promovido pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), terá como seu principal tema "O botão SYNC do mercado" e vai ocorrer nesta quarta-feira (27), das 9 às 12h, no Teatro Unibes Cultural, em São Paulo. O evento será híbrido, com transmissão ao vivo, e conta com a cocuradoria da Kantar Ibope Media.

A temática do evento anual gira em torno dos avanços na medição de cross-media, reflexões sobre os limites e poder de alcance para a IA e o marketing, além de um retrato sobre uma indústria, que busca ter mais representatividade e ser cada dia mais inclusiva.

"Nossa indústria segue em evolução e, diante da constante mudança, com a inserção da IA no mercado publicitário, novas perguntas emergem. Entre elas, temas acerca de um cenário regulatório iniciante; educação e conscientização dos futuros profissionais; aplicação da ferramenta para ter mais diversidade, equidade e inclusão na indústria. Estas são algumas das provocações que vamos trazer para discussão no ENA deste ano", explicou Nelcina Tropardi, presidente da ABA e diretora-geral de Jurídico, Relações Governamentais, ESG e Compliance da Dasa.

O evento também será marcado pelo lançamento oficial do novo guia da ABA, o "Guia Marketing Sustentável 2030", criado a partir do contexto Planet Pledge, iniciativa global da WFA e de pesquisa realizada entre outubro de 2022 e março de 2023 com 938 profissionais de marketing seniores do lado do cliente em 48 países e entrevistas com 10 especialistas em sustentabilidade e 18 CMOs globais.

"O documento trata-se de uma tradução de sua versão original, elaborado pela WFA, em parceria com a Kantar, com o objetivo fornecer uma estrutura de crescimento sustentável à medida que redefinimos o papel do marketing", ressaltou Sandra Martinelli, CEO da ABA e membro do executive committee da WFA.

O lançamento contará com a participação de Marco Frade, presidente do Comitê de Mídia da ABA e head de e-commerce da Diageo BR.

Painéis
O primeiro painel, que traz a temática "O SYNC da Mídia - Um passeio pelo universo das audiências cross-media", vai evidenciar a preocupação dos anunciantes para que as métricas cross-media sejam transparentes e capazes de quantificar as audiências onde elas estiverem.

Durante a apresentação, serão citadas algumas iniciativas pelo mundo que atingiram com este objetivo, encontradas pela WFA (World Federation of Advertisers), entidade global que representa os anunciantes e a qual a ABA é associada e membro de seu Executive Committee, e pela empresa de pesquisa, Kantar. Para conversar sobre o tópico foram convidados Matt Green, diretor de serviços globais de média da WFA; Patrick Béhar, CEO global da Kantar Media e Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media no Brasil. A moderação será realizada por Celia Nishio, Global Marketing Intelligence Director da Natura.

Com moderação de Renata Vieira, Diretora de Marketing Sênior da Reckitt, o tema do segundo painel será Inteligência artificial em escala. Os convidados são Hugo Rodrigues, Chairman do McCann Worldgroup para WMcCann, Craft e Aldeiah; Daniella Brissac, vice-presidente da ABA e VP marketing Brasil & CCX LATAM na Kenvue e Denis Onishi, diretor-comercial Sênior da Pluto TV.

Os convidados vão discutir uma das principais temáticas do ano, a inteligência artificial, e discorrerão sobre o emprego da ferramenta para as diferentes funções do profissional de marketing e comunicação, além de abordarem os potenciais riscos desta tecnologia para a indústria.

Após o coffee break, Sandra Martinelli iniciará o último painel do evento, que terá como pauta o caminho para uma indústria verdadeiramente diversa e inclusiva, com moderação de Veronica Hoe, gerente sênior de políticas públicas na Meta. Para falar sobre o tema, foram convidados Flavio Waiteman, diretor-comercial da Tech and Soul; Patrick Sabatier, conselheiro da ABA e diretor de assuntos corporativos e envolvimento da L'Oréal; Daniele Godoy, gerente de projetos da Unstereotype Alliance no Brasil e Nelcina Tropardi, presidente da ABA e diretora-geral de jurídico, relações governamentais, ESG e Compliance da Dasa.

"Realizar a cocuradoria do ENA é motivo de orgulho e grande responsabilidade. Orgulho, pois apoiamos a missão da ABA de promover excelência e melhores práticas para o marketing e comunicação sob a ótica dos anunciantes. Responsabilidade, pois o mercado reconhece a importância de dados íntegros e comparáveis, que apoiam a jornada da indústria de mídia com seus consumidores", completou Melissa Vogel, CEO da Kantar Ibope Media.