ABA reune associados para evento com palestrantes internacionais
A ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) realizou na manhã desta quarta-feira (1º) a primeira edição do ABA Summit, evento que tem como objetivo reunir associados para discutir os mais atuais tópicos que permeiam a propaganda e o marketing ao redor do mundo.
Participaram como palestrantes Pekka Rantala, cmo da Nokia; Steve Rappaport, diretor de conhecimento da ARF; Bob Gilbreath, chief marketing strategist da Bridge Worldwide; e Fernando Rodés Vilà, ceo do Grupo Havas.
Rantala abordou “Como a tecnologia mudou sua vida e seus negócios”, citando as exigências que o impacto da tecnologia sobre o comportamento do consumidor e as alterações que o marketing e a comunicação dos anunciantes sofreram graças a isso.
Com o título “A arte de a prática do ouvir”, Rappaport destacou a relevância em ir além das tradicionais ferramentas de pesquisa, descobrindo os sinais emocionais oferecidos pelo público e explorando-os em diferentes momentos para torná-lo engajado e profundamente ligado às marcas.
“Marketing com significado – para o consumidor” foi o tema central da apresentação de Gilbreath. O executivo ressaltou que os modelos antigos de comunicação já não funcionam tão bem, exemplificando, com cases, que o primordial é saber como as diversas mídias podem atingir com qualidade um único consumidor, ao contrário do passado, quando vários consumidores eram impactados por uma única mídia.
Finalizando o evento, Vilà apresentou a palestra “O que é realmente novo na oferta das agências?”, tendo como ponto principal a crítica ao modelo tradicional que, em sua opinião, não é mais funcional. O ceo do Havas salientou que as principais concorrentes das agências atualmente são as empresas digitais, que oferecem diferentes formas de contato com o público, mas crê que, no futuro, os anunciantes terão cada vez mais dificuldade em se fazer presente e pertinente na vida de seus consumidores. Caso as agências consigam se adaptar à nova realidade e oferecer serviços que sanem essa necessidade, seu futuro estará garantido.
“Foi uma reunião de trabalho com os anunciantes para discutir questões que estão na mesa dos diretores de marketing e comunicação diariamente. Pretendemos pegar o que aconteceu de mais importante no ano e chamar especialistas de diferentes segmentos, como agências, anunciantes e fornecedores, para informar nossos anunciantes e discutir sobre os principais temas”, explicou João Ciaco, presidente da ABA, garantindo que o evento se tornará anual.
por Karan Novas