atualizado às 17h23
Novos números da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) apurados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram crescimento de quase 40% no mercado de comunicação. O último dado (2005) é de que o setor movimenta mais de R$ 54 bilhões, diante dos R$ 39 bi que faturou em 2003. Outra novidade no detalhamento da pesquisa informada pela Abap e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) é que a indústria possui aproximadamente 106 mil empresas, emprega 640 mil pessoas e remunera com salários e obrigações R$ 6,8 bilhões por ano. O número de agências de publicidade está em torno de 15 mil, as empresas correlatas (promoções, marketing direto, etc) chegam a 8.850 e as de pesquisa são hoje quase 1.700. Antes do convênio firmado entre Abap e Ibope, a entidade só tinha números informais sobre o mercado. Os números informados são brutos e ainda dependem de um detalhamento final. Em dezembro, Abap, ESPM e IBGE apresentarão o estudo com tratamento definitivo.
Kelly Dores