Abap apresenta nova marca criada pela F&Q Brasil

A Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) acaba de apresentar uma nova marca, desenvolvida voluntariamente pela F&Q Brasil. “Estamos iniciando uma nova etapa na vida da Abap, para atuar de modo mais ativo junto a nossas associadas e ao mercado publicitário como um todo, e nada mais natural do que renovar a nossa marca, que foi desenvolvida por uma de nossas associadas com maior competência em design, sob a liderança de Paschoal Fabra Neto”, explica Orlando Marques, presidente da entidade.

Divulgação

Sobre o desenvolvimento da nova marca, Paschoal Fabra Neto comenta que “como Petit e Zaragoza sempre me ensinaram, uma marca tem que ser muito simples, objetiva e bem-humorada. Além disso, sempre a apresente em preto e branco. Neste caso, quando desenhava as letras da ABAP, notei que eram coincidentemente harmoniosas graficamente: quatro círculos, quatro traços, sendo que dois compridos e dois curtos. Tudo foi desenhado manualmente dando uma personalidade única à marca. Quanto às cores escolhidas, aí é uma questão de gosto pessoal, desde que harmoniosas entre si”.

Campanha

A nova identidade começa a ser utilizada na campanha que a Abap e o Fenapro (Federação Nacional das Agências de Publicidade) estão lançando para ressaltar a importância do emprego da publicidade para as empresas melhorarem seus negócios. 

“Como o que movimenta de fato a economia são os negócios feitos no dia-a-dia pelo conjunto das empresas que competem pela preferência dos consumidores, é essencial que elas utilizem os instrumentos que ativam suas vendas, entre os quais a publicidade sempre se destacou”, pontua o presidente da Abap, Orlando Marques.

A campanha é assinada pela Dentsu, que criou um esforço publicitário para ressaltar que o primeiro passo para voltar à normalidade econômica é adotar uma atitude ativa. “A campanha lembra que a publicidade é um dos principais instrumentos que as empresas têm para reagir em momentos difíceis, inclusive para aproveitar o fato de que diminui a competição pela atenção dos consumidores”, como pontua Gláucio Binder, presidente da Fenapro.

Sobre a estratégia criativa da campanha, Mario D’Andrea, presidente e CCO da Dentsu Brasil, comenta que “muitas vezes ficamos parados, esperando que algo aconteça. E esse ‘algo’ não acontece exatamente porque ficamos parados.  Isso se aplica perfeitamente à vida empresarial. No mundo dos negócios, tomar novas decisões é sempre muito mais produtivo do que não tomar decisão alguma. As peças desenvolvidas procuram mostrar como a publicidade pode ajudar a enfrentar momentos difíceis e encontrar novos caminhos”.