A Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) e ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) reforçam expectativas com estreia da segunda fase da campanha “Propaganda faz diferença” em função do esperado “ano midiático” com  Copa do Mundo e Eleições. Há novos filmes, anúncios e peças de rádio, mídia exterior e digital. A criação voluntária é da AlmapBBDO e terá veiculação gratuita nos meios de comunicação.

“Essa não é uma campanha emergencial. A campanha será horizontalizada ao longo do ano. Essa também não é uma campanha entra e sai, porque representa uma diretriz estratégica. Este será um ano midiático em função da Copa do Mundo e Eleições, que vão atrair mais pessoas interessadas em buscar na mídia informações dos dois grandes eventos”, falou Luiz Lara, presidente da Abap e da Lew’Lara/TBWA.

Objetivo da estratégia é mostrar que a propaganda incentiva a livre iniciativa e destacar o valor da publicidade para o desenvolvimento da economia, empresas e dos veículos de comunicação. “Sempre estudamos na ABA o impacto da propaganda sobre o público em geral. E a conclusão é que o brsileiro tem uma relação muito boa com a propaganda. No entanto, maior parte do consumidor não tem ideia do que está por trás da propaganda, que também financia sistema, qualidade e conteúdo de notícias dos veículos de comunicação”, disse Ricardo Bastos, presidente da ABA.

Também como forma de reforçar o valor da publicidade e defender a atividade – há cerca de 300 projetos de lei que tramitam no Congresso e que tratam da propaganda – os três novos filmes criados pela AlmapBBDO trazem o insight “todo mundo faz propaganda em algum momento da vida”. “Fizemos uma brincadeira com o fato de que todos fazem propaganda em algum momento da vida. Anunciar é um princípio básico. Vetar isso é, no mínimo, uma atitude não inteligente”, reforçou Marcello Serpa, diretor geral de criação e sócio da AlmapBBDO.

No comercial “Reunião”, por exemplo, executivo é informado por um de seus subordinados que a próxima reunião discutirá a verba de marketing. O chefe despreza a necessidade de investimentos em propaganda. Mas quando a secretária fala sobre a venda de sua própria casa, o empresário logo pede para anunciar o imóvel nos jornais com anúncios grandes. A produção, também voluntária, é da Cine.

Assista aos filmes “Faz Diferença” , “Crítico” e “Pra que serve” no propmarkTV.

por Kelly Dores