A Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) entregou na noite desta quinta-feira (8), no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, os troféus do 1º Ícones da Comunicação, que pretende homenagear personalidades de fora do trade publicitário.

Durante o evento, que contou com a presença dos principais executivos das agências – que participam, na capital fluminense, do 7º Ebap (Encontro Brasileiro das Agências de Publicidade) – e de diversos veículos, os mestres de cerimônia Milton Gonçalves e Regina Duarte, acompanhados de Luiz Lara e Dalton Pastore, respectivamente presidente da Abap e presidente do conselho da entidade, receberam os profissionais laureados nesta primeira edição da premiação.

João Roberto Marinho, vice-presidente do Conselho de Administração e vp editorial das Organizações Globo, foi destacado na categoria Conteúdo. “Nos dedicamos a vida toda para produzir conteúdo de qualidade, e nós da Rede Globo dedicamos também este prêmio a Roberto Marinho”, pontuou o filho do fundador da Rede Globo.

Na categoria Liberdade, subiu ao palco Fernão Lara Mesquita, representando seu pai, Ruy Mesquita, diretor de opinião do jornal O Estado de S.Paulo. Em discurso com conteúdo altamente político, Mesquita considerou seu recado “com a cara do Estadão”, destacando: “O Estado de S.Paulo tem sido identificado pelos governos como seu mais incômodo opositor, e tem agido assim porque liberdade é liberdade de decidir”.

Encerrando a curta lista de profissionais premiados, Roberto Civita, diretor editorial do Grupo Abril, foi homenageado na categoria Inovação. “Todos sabem que inovação é o motor propulsor do mundo em que vivemos. A Abril é um exemplo do poder transformador da inovação, já que este é o ponto de partida de tudo que realizamos ao logo das últimas duas décadas”, analisa o criador e editor-chefe da revista Veja.

“Acho que este prêmio mostra, sobretudo, que a área de atuação da Abap não se limita às agências de publicidade, mas a toda uma engrenagem de toda a indústria da comunicação”, explica Dalton Pastore.

por Karan Novas

Leia também:

7º Ebap tem início com auditório lotado
Abap e Fenapro assinam declaração conjunta
Valor das marcas é apontado como o principal desejo dos clientes
Processo de gestão deve ganhar olhares mais aprofundados