A Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), em parceria com o Instituto Ethos, Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), UNODC (Escritório das Nações Unidas Contra a Droga e o Crime) e Comitê Brasileiro do Pacto Global, lançou hoje pela manhã, em São Paulo, a campanha de divulgação do projeto Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção. Com diversas ações, que terão início em 9 de fevereiro, a idéia é fazer com que a população, por meio de campanhas em TVs, rádios, revistas, jornais, internet e outdoor, entenda o que é a corrupção, como ela afeta diretamente a vida das pessoas e como evitá-la. Duas empresas fictícias foram criadas para expor o conceito: Corrução S.A e Empresa Limpa. A campanha, criada pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro, terá três fases: a primeira irá abordar como a corrupção funciona; a segunda mostrará de que forma as pessoas se tornam vítimas dela e a terceira, a valorização da empresa limpa. Segundo Dalton Pastore, presidente da Abap, “o objetivo é alertar empresários, executivos e líderes governamentais sobre os danos causados à sociedade pelo desvio de verbas em ações e negociações ilícitas”. Lançado em junho de 2006, o projeto conta atualmente com o compromisso de 204 empresas signatárias e com a participação de 71 entidades em seu conselho de mobilização. O filme é dirigido por Clovis Mello, da produtora Cine.
Claudia Pereira