Abap apresenta Orlando Marques como novo presidente
Após dois mandatos, englobando quatro anos e um Congresso Brasileiro da Indústria da Comunicação, Luiz Lara se despediu oficialmente nesta quinta-feira (16) da presidência da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade), passando o cargo ao substituto Orlando Marques, CEO da rede de agências Publicis no Brasil (Publicis Brasil, Salles Chemistri, Publicis Dialog, Publicis Red Lion, AG2 Publicis Modem, Digitas e Razorfish). Com isso, Lara volta a dedicar-se às funções executivas de suas agências. O profissional é sócio e chairman da Lew’LaraTBWA e apresentou ao mercado este mês a CorporaBR, operação em sociedade com Dalton Pastore, José Victor Oliva e a rede TBWA (leia mais aqui). Também é sócio-investidor da Mood.
O nome de Marques foi indicado pelo próprio Lara, que agradeceu, em almoço realizado em São Paulo com a presença de muitos dos principais nomes do mercado de agências, anunciantes, veículos e outros parceiros, a parceria durante os dois mandatos – que teve como projetos principais a criação da Lei 12.232, que legisla sobre as licitações públicas; a concepção do Guia das Melhores Práticas nas Concorrências Privadas; a criação dos Indicadores de Sustentabilidade na Propaganda Brasileira; o fortalecimento dos capítulos regionais; a realização da campanha “Propaganda faz diferença”; a ação “Somos todos responsáveis”, sobre a manutenção da publicidade infantil; e sobretudo o V Congresso, realizado em maio de 2012, que teve como tema central a liberdade de expressão comercial.
Na nova gestão, Marques pretende dar continuidade ao trabalho realizado por Pastore, presidente da Abap por três mandatos, e por Lara, atuante na função durante os dois seguintes. Também destaca a intenção de um projeto que traga “novos talentos” da associação. “ Vamos rejuvenescer mais a Abap. Estamos trazendo gente nova para o dia a dia da entidade, como Marcio Santoro (copresidente da Africa), que assume o CCI (Comitê de Continuidade e Implementação, antes sob liderança de Marques para garantir a prática das teses levantadas durante o V Congresso); Gal Barradas (CEO da F.biz), para nos ajudar com assuntos digitais, cada vez mais em pauta; e Lana Pinheiro (diretora de comunicação da DM9DDB), no Comitê de Sustentabilidade. É importante mesclar experiência, energia e novas visões”, enfatiza o novo presidente.
Armando Strozenberg, que teve atuação efetiva nos mandatos dos últimos dois presidentes – e foi inclusive cogitado para assumir a liderança da entidade antes de Marques –, continua como vice-presidente de relações institucionais. Entre os outros VPs que atuarão no novo mandato estão Bob Vieira da Costa (Nova/sb), em relações governamentais; Antônio Lino Pinto (Talent), em gestão de agências e relações com o mercado; e Severino Cavalcanti Queiroz Filho (Ampla), em assuntos regionais. Também integram a chapa o diretor-executivo nacional Decio Vomero; Antonio Fadiga (ex-Fischer&Friends), diretor para assuntos legais; Otto de Barros Vidal Júnior (PPR), diretor de relações com o mercado; Paulo Zoega (QG), diretor administrativo-financeiro; Clóvis Speroni (Agência3), diretor regional sudeste; e Eliziane Colares (Advance), diretora regional nordeste.
Durante o encontro, Marques pediu a colaboração de todos os players do mercado, indo além dos integrantes da Abap e das agências e chamando para contribuir com seu mandato todos os envolvidos no mercado da comunicação do marketing. Entre outros assuntos a serem estudados – mas que ele indica como inevitavelmente em pauta nos próximos dois anos – estão remuneração, evolução do digital, concorrências e valorização do profissional. “Temos que valorizar a propaganda e, por consequência, quem faz a propaganda”, ressaltou.