Abap quer incentivar trabalho sustentável das agências
A Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) está lançando, em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), o portal www.indicadorsustentavelabap.com.br. O endereço tem como principal objetivo difundir o conceito de sustentabilidade no âmbito das agências de comunicação, colaborando para que elas tenham maior e mais apurada visão sobre impactos socioambientais.
Por meio do portal, as agências – bem como seus clientes, fornecedores e parceiros – poderão fazer sugestões e críticas sobre as práticas sustentáveis. Dentre as questões que contribuirão na auto-avaliação estão o monitoramento de energia, processos de produção e melhorias no ambiente de trabalho, além de incorporação de princípios éticos e a discussão sobre campanhas voluntárias para comunidades do entorno das agências. “Os indicadores auxiliam a enxergar com clareza como são as práticas atuais das agências e como elas poderão ser aperfeiçoadas nas relações com colaboradores, fornecedores e clientes, além de auxiliar numa melhor avaliação dos impactos do produto da agência na sociedade”, afirma Luiz Lara, presidente da Abap.
Segundo o executivo todos os indicativos presentes no ambiente online foram testados em agências que se voluntariaram para contribuir com o trabalho em todas as regiões do País. A intenção é disponibilizar uma ferramenta para que as operações se auto-avaliem e possam comparar seus resultados com a média do setor, visando uma possível evolução.
Valor social da propaganda
Há uma segunda fase idealizada para o projeto, composta por uma rodada técnica marcada para agosto e envolvendo representantes da cadeia produtiva da comunicação, governo e sociedade civil. “A partir dessa análise, delinearemos os indicadores e eles passarão a ser utilizados como uma ferramenta que tornará a publicidade ainda mais sustentável”, avalia Lara. Os indicadores estarão disponíveis no formato de uma cartilha que será disponibilizada no site da Abap.
A entidade também pretende, de acordo com seu presidente, incentivar as agências a disseminarem práticas sustentáveis nas mensagens publicitárias, colaborando com a educação da população em relação ao tema. “Isso ocorreu no passado, com o creme dental, e pode acontecer hoje em relação à preservação ambiental e ao respeito à diversidade. Afinal, foi a propaganda que ensinou os brasileiros a escovarem os dentes e a mostrar a importância deste bom hábito para a saúde”, relembra Lara.
No conceito do executivo, a propaganda tem o mérito de trazer para o cotidiano as questões que estão em pauta na sociedade. “Vivemos na Era da comunicação e do conhecimento e uma das missões da propaganda moderna é traduzir, numa linguagem simples, esse conceito de sustentabilidade, mostrando que ele está por trás dos hábitos diários das pessoas. A iniciativa ajudará a mostrar o valor social da propaganda”, finaliza Lara.