O publicitário Luiz Lara foi eleito para um novo mandato na presidência da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade). O ritual eletivo se encerra nesta tarde, mas os 18 capítulos da entidade que zela pelas questões institucionais do negócio da propaganda no Brasil já tinham se decidido pela continuidade de Lara na reunião geral da entidade realizada em dezembro de 2010.
A nova gestão começa neste mês de maio e se encerra no mesmo mês de 2013. Uma das suas principais lutas será pela rentabilidade das agências e, consequentemente, do modelo brasileiro de publicidade, em sua opinião, adequado à globalização devido à integração de disciplinas como criação, planejamento, mídia e atendimento.
“Sem rentabilidade não há talento, não há propaganda que faça diferença”, enfatiza Lara, que é presidente da Lew’LaraTBWA. Lara promete articular a realização do V Congresso Brasileiro de Publicidade no ano que vem.
Os vice-presidentes eleitos na chapa liderada por Lara são Armando Strozemberg (Euro RSCG Contemporânea), Bob Vieira da Costa (novaS/B), Antonio D’Alessandro (DCS net) e Antonio Lino Pinto (Talent). A diretoria, é copm´posta por Antonio Fadiga (Fischer+Fala!), Otto de Barros Vidal (holding PPR), Paulo Zoega Neto (QG), Clóvis Speroni (Agência 3) e Severino Queiroz Filho (Ampla). Os capítulos regionais também elegeram seus presidentes, como Gláucio Binder (Binder Visão Estartégica), do Rio de Janeiro. Vejam a entrevista de Lara:
Qual é a sua motivação para um segundo mandato na Abap?
– Estou muito motivado para um novo mandato na instituição.
Quando será a posse ou não será necessária por ser reeleição?
– Não haverá cerimônia de posse.
Como o modelo brasileiro se insere na globalização?
Como a Abap contempla as questões regionais do mercado?
– O modelo brasileiro de agências de publicidade está se mostrando o mais adequado diante do desafio de integrarmos – a partir de uma grande ideia – as diversas plataformas de mídia. O Brasil hoje é mercado chave para marcas globais e o modelo brasileiro vem sendo adotado por todas as agências multinacionais, nacionais e regionais, sempre ancorado no Cenp, garantindo o crescimento e a qualidade criativa da propaganda brasileira. Sem rentabilidade não há talento, não há propaganda que faça diferença. E quanto ao fortalecimento regional – vide o sucesso do recente evento “Nordeste. A bola da vez”,- vamos continuar prestigiando a descentralização do crescimento econômico do Brasil, com o emponderamento dos mercados regionais. Temos 18 escritório regionais da Abap fortes, atuantes que farão os seminários de melhores práticas de mídia, os seminários das boas práticas da Lei 12232, dentre outras iniciativas locais sempre no sentido de valorizar a gestão das agências locais/regionais associadas à Abap.
Qual a prioridade da indústria da comunicação nesse momento?
– Nossa gestão representa a continuidade de um trabalho de valorização do papel das agencias de propaganda como construtoras de marcas, emuladora de ideias, que conectam pessoas, desenvolvem empresas, produtos e serviços, criando riquezas, empregos e impostos. Nossas bandeiras continuam sendo a defesa do modelo brasileiro de agências de publicidade alicerçada no Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e a defesa da liberdade de expressão comercial ancorada no Conar (Código Nacional de Autorregumentação Publicitária).Vamos focar nesta nova gestão cinco grandes ações de revalorização da essência do nosso negócio:
1) a nossa capacidade criativa de contar historias, de criarmos grandes ideias que, com ética e responsabilidade, constroem estratégias de comunicação integradas memoráveis posicionando marcas e alavancando as vendas. Por isso vamos desenvolver o evento “Story Tellers” agora, no próximo dia 9 de junho com a participação de grandes publicitários, anunciantes e de grandes contadores e criadores de historias como Silvio de Abreu e João Ubaldo Ribeiro. Temos que valorizar nosso talento e a força das nossas ideias criativas, E deixar claro que sem rentabilidade não tem propaganda que faça diferença.
2) o aperfeiçoamento na gestão do modelo brasileiro de agencias de publicidade, alicerçado no Cenp, com o crescente investimento e emponderamento de todas as áreas e profissionais das agências – de atendimento/planejamento/mdia/criação/produção e administração/finanças. Especificamente na área de mídia cumpre destacar que vamos realizar Seminários em todo o Brasil, em parceria com o Grupo de Midia, para atuarmos efetivamente na certificação dos profissionais de mídia, na compra de mais pesquisas de mídia, na utilização de novos otimizadores de mídia e no aperfeiçoamento da capacidade de planejamento e negociação da mídia. E valorizar a vantagem da atuação integrada da mídia com as áreas/profissionais de criação, atendimento e planejamento porque estamos, cada vez mais, utilizando as novas plataformas desta nossa era digital para criarmos novas experiências e conexões com os diversos públicos alvo com os quais as marcas de nossos clientes devem se relacionar.
3) vamos continuar promovendo seminários para disseminarmos as boas práticas da Lei 12 232, que representa grande evolução nas licitações públicas. Vale lembrar que esta Lei reconhece a necessidade das Agências serem certificadas no Cenp, define a escolha meritocrática das agências pela melhor proposta técnica, legitima a prática de incentivos exclusiva entre agências e veículos.
4) vamos lançar os Indicadores de Sustentabilidade na Comunicação numa parceria da Abap com a Escola Superior de Propaganda e Marketing. O hot site com o conteúdo já esta entrando no ar para um debate aberto e, posteriormente, a realização de audiências públicas. Hoje as empresas estão buscando a competitividade sustentável e cabe a propaganda disseminar as boas práticas na gestão das Marcas, sempre equacionando os recursos sociais, economicos, ambientais e culturais. Depois vamos lançar o Prêmio Abap de Sustentabilidade premiando os melhores cases integrados de comunicação que divulgaram a gestão sustentável das marcas.
5) vamos lançar o Guia de Melhores práticas para as concorrências para as concorrências privadas buscando, junto às agências associadas à Abap, a aceitação de boas práticas nas concorrências privadas. Faremos inicialmente um período de experiência de seis meses nos capítulos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Vamos realizar no segundo semestre um seminário pela liberdade de expressão comercial com a ativa participação Frente Parlamentar de Comunicação comandada pelo Deputado Milton Monti (PR/SP). E sempre respeitando o Código de Ética do Conar.
A indústria da comunicação, que movimenta cerca de R$ 120 bilhões por ano, vai realizar o V Congresso?
– Finalmente estamos alivanhando com o Forcom (Fórum Permanente da Comunicação) para convocarmos o V Congresso Brasileiro de Publicidade em maio ou junho de 2012.
por Paulo Macedo
Confira a seguir a diretoria completa da segunda gestão de Lara na Abap e os presidentes de capítulos e respectivos diretores.
Presidente: Luiz Lara (Lew, LaraTBWA); vice-presidente de relações institucionais: Armando José Strozenberg (Euro RSCG Contemporânea); vice-presidente de relações governamentais: João Roberto Vieira da Costa (Nova S/B Comunicação); vice-presidente de gestão de agências e relações com o mercado: Antônio Lino Pinto (Talent Comunicação); vice-presidente de assuntos regionais: Antônio João Carlos F. D’Alessandro (DCS Net); diretor para assuntos legais: Antônio Martins Fadiga (Fischer + Fala!); diretor de relações interassociativas: Otto de Barros Vidal Júnior (PPR – Profissionais de Publicidade Reunidos); diretor administrativo financeiro: Paulo Zoega Neto (QG Comunicação); diretor regional sudeste:Clóvis Speroni (Agência 3 Comunicação); diretor regional nordeste: Severino C. Queiroz Filho (Ampla Comunicação); diretor executivo: Decio Vomero. A Comissão Nacional de Sustentabilidade é formada pelos diretores Hiran Castello Branco (Giacometti Comunicação) e Roberto Hilton da Silva (JBis Propaganda).
Diretorias eleitas para os capítulos da Abap:
ALAGOAS
Presidente: Hermann Fernandes (Chama Publicidade); diretora de relações interassociativas; Patrícia Lavenère (Artecetera Comunicação Integrada); diretor administrativo financeiro: Ramatis Haywanon (Six Propaganda).
AMAZONAS
Presidente: Edson Gil (Oana Publicidade); diretor de relações interassociativas: Warly Bentes Pontes Júnior (VT4 Comunicações); diretor administrativo financeiro: Geraldo Ribeiro (Tape Publicidade).
BAHIA
Presidente: Renato Ângelo Pereira Tourinho (Agência Única Comunicação); diretor de relações interassociativas: Moacyr (Ideia 3 Comunicação); diretor administrativo financeiro: Clóvis Eugênio Lessa de Lima (SLA Propaganda); diretor de relações com o mercado: José Américo Araújo Neto (Vinte e Dois Publicidade)
CEARÁ
Presidente: Eduardo Odécio Camelo de Almeida (Síntese Comunicação & Marketing) diretor de Relações Interassociativas): Fernando Costa (Verve Comunicação); diretor administrativo financeiro: Márcia Cristina Bentes Rios Travessoni (333 Propaganda)
ESPÍRITO SANTO
Presidente: Fernando Manhães (Prisma Propaganda); diretor de relações interassociativas: José Adilson Lourenço (Artcom Comunicação); diretor administrativo financeiro: Silvely C. Guaitolini Breciani (A4 Publicidade)
GOIÁS
Presidente: Zander Campos da Silva Júnior (Cannes Publicidade); diretor de relações interassociativas: Marco Antônio de Pádua Siqueira (AMP – Agência Multiface de Propaganda); diretor administrativo financeiro: Wilson Rodrigues de Sousa (DMW Propaganda)
MARANHÃO
Presidente: Vanda Maria da Silva Torres (VCR Comunicação e Marketing); diretor de relações interassociativas:Daniel Rodrigo Reis Caracas (Phocus Propaganda e Marketing); diretor administrativo financeiro Paulo Henrique Memória Mendonça (712 Propaganda e Marketing)
MINAS GERAIS
Presidente: Alexandre Moreira (Dezoito Comunicação); diretor de relações interassociativas: Adriana Machado (Tom Comunicação); diretor administrativo financeiro: Marcone Procópio (Reciclo Propaganda); diretor de relações com o mercado: Fernando Campos (Solution Comunicação)
PARÁ
Presidente: Pedro Cruz Galvão de Lima (Galvão Propaganda); diretor de relações interassociativas: Célio Pessoa Sales Filho (DC3 Comunicação); diretor administrativo financeiro: Orly da Costa Bezerra (Griffo Comunicação)
PARAÍBA
Presidente: Maximiliano Leal Marques Neves (Máxima Três Comunicação); diretor de relações interassociativas: Expedito de Carvalho Júnior (Antares Comunicação); diretor administrativo financeiro: Luiz Carlos de Lucas Sales (9Ideia Comunicação); diretor de relações com o mercado: Jurandir P. de Miranda (Mix Com Agência de Propaganda)
PARANÁ
Presidente: Ciro Cesar Zadra (CCZ Publicidade e Marketing); diretor de relações interassociativas: Rodrigo Havro Dionísio Rodrigues (Opusmúltipla Comunicação Integrada); diretor administrativo financeiro: Rafael Koza Prezzi (Master Publicidade)
PERNAMBUCO
Presidente: Angelo de Mello Costa Oliveira (Promoaporte Propaganda); diretor de relações interassociativas: Jackson Carvalho de Albuquerque (Intertotal Comunicação); diretor administrativo financeira: Ana Cristina Queiroz (Ampla Comunicação); diretor de relações com o mercado: Giovanni Di Carli (Gruponove Comunicação)
RIO DE JANEIRO
Presidente: Glaucio Binder (Binder Visão Estratégica); diretor de relações interassociativas; Gustavo Carvalho de Oliveira (Giovanni+Draftfcb); diretor administrativo financeiro: Ronaldo Rangel (DPZ Propaganda); diretor de relações com o mercado: Eduardo Luis Fernandez Moncalvo (Staff de Comunicação)
RIO GRANDE DO SUL
Presidente: Airton José da Rocha (Martins e Andrade Comunicação); diretor de relações interassociativas: João Satt (Competence Comunicação); diretor administrativo financeiro: Miguel de Luca (Escala Comunicação); diretor de relações com o mercado: Mauro Dorfman (Dez Comunicação)
SANTA CATARINA
Presidente: Daniel Carlos A. Araújo (D/Araújo Comunicação); diretor de relações interassociativas: Christiane Hufenüssler (CMC Central de Marketing Comunicação); diretor administrativo financeiro: Rosa Senra Estrella (Fórmula Comunicação)
SÃO PAULO
Presidente: Ivan Marques (F/Nazca S&S Publicidade); diretor de relações interassociativas: Julio Cesar Anguita (Babel Publicidade); diretor administrativo financeiro: Paulo Zoega Neto (QG Comunicação)