A pedido da ministra Ellen Grace, presidente do STF (Superior Tribunal Federal), a Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) vai coordenar uma campanha para promover os temas Conciliação e Justiça que será deflagrada a partir de 8 de dezembro, o dia da Justiça. A recém inaugurada agência Imã, do publicitário Ercílio Tranjan, vai ser responsável pela criação. Dalton Pastore, presidente da entidade, disse que a escolha da Imã foi uma espécie de prêmio por ser a mais a recente associadada entidade. Segundo Pastore, o STF disse na reunião na qual solicitou a campanha, que em países mais desenvolvidos a etapa de conciliação resolve 70% das questões antes da primeira instância judicial. No Brasil, o índice é de apenas 35%. A campanha para o STF foi aprovada na reunião nacional da Abap realizada hoje (31), em São Paulo. No mesmo encontro, a diretoria da Abap aprovou as peças da campanha “Pacto empresarial pela integridade e contra a corrupção”, criada pelo Clube de Criação do Rio de Janeiro. Porém, a veiculação, que seria imediata, foi adiada para o primeiro trimestre de 2007. Dados do Instituto Ethos, uma das entidades que participam do projeto, a corrupção subtrai da economia brasileira cerca de R$ 380 bilhões por ano. “Não queremos colar essa campanha nesse período pós-eleição. Poderíamos ser mal interpretados e nosso papel é ser o mais claro possível”, disse Pastore. Na pauta da Abap também constou a concorrência do Banco do Brasil que beneficiou agências com melhor proposta de preço no lugar da melhor técnica. “Taxa zero é injusta e ilegal, mesmo que para serviços que não utilizam veiculação. Estamos finalizando um documento que será encaminhado ao Tribunal de Contas da União”, acrescentou Pastore. Os dirigentes da Abap também discutiram projetos educacionais conjuntos com a Fundação Getúlio Vargas e a Escola Superior de Propaganda e Marketing.
Paulo Macedo