Abaporu deve abrir filial na capital paranaense
A Abaporu, produtora de São Paulo focada em produção executiva, dos sócios João Pedro Albuquerque, Cláudia Natividade e Sérgio Luiz Conti de Morais, ainda não completou um ano de mercado e já tem vários projetos em andamento, entre eles, a abertura de uma filial em Curitiba.
No primeiro ano de operação, a empresa projeta faturar entre R$ 4,5 milhões e R$ 5 milhões. Segundo Albuquerque, o foco é o mercado publicitário, entretenimento e conteúdo. “O conceito claro é produção executiva. A gente trabalha com diretores convidados para projetos especiais”, comenta.
A produtora já realizou grandes trabalhos e tem diversos projetos em andamento, como um longa-metragem sobre os poetas Alice Ruiz e Paulo Leminski. Também está em fase final o roteiro do longa “Um feitiço da pesada”, uma comédia com Marco Luque e seus personagens. Outro em fase de finalização é sobre o cantor Milton Nascimento.
A Abaporu também é a responsável pelo 1º Festival de Poesias de Curitiba, que será realizado no segundo semestre deste ano. A produtora ainda executa diversos projetos audiovisuais, como o documentário “Sobrevivi ao Holocausto”, com lançamento previsto para setembro deste ano. O núcleo de publicidade já produziu filmes para clientes como Banco do Brasil, TV Globo, Nebacetin, Viracopos, Caixa e Petrobras.
O diferencial da produtora, segundo seus sócios, é a escolha de profissionais de acordo com o perfil de cada projeto, direcionando os esforços para criar soluções criativas de produção que possibilitem explorar os vários canais de comunicação hoje disponíveis. Os diretores de cena são convidados pelo perfil de cada demanda, entre eles Oscar Rodrigues Alves, Murilo Pasta, Richard Goldgewicht, Andres Bukowinski, Greg Jenkins, Gustavo Tissot, Mari Araujo, Caio Cobra e Marcelo Fortaleza Flores.
A produtora trabalha com núcleos específicos e complementares para os projetos publicitários e de conteúdo e entretenimento, com profissionais indicados pelo perfil de cada projeto para as áreas de direção de fotografia, roteiro e direção de arte, por exemplo.
De acordo com o produtor-executivo João Pedro Albuquerque, a empresa traz no seu DNA a qualificação do processo de produção. “Nós viabilizamos bons projetos de forma inteligente e leve, que permitam soluções criativas e rentáveis”, afirma. Segundo ele, o mercado de produção audiovisual no Brasil está em crescimento em diversas plataformas. “Nosso objetivo é colocar a Abaporu como uma alternativa extremamente qualificada para realizar projetos significativos de cultura e entretenimento, que tragam valor às marcas que estejam presentes”, diz Cláudia.