AbbVie mostra os impactos da dermatite atópica na vida das pessoas

A campanha de conscientização da doença, criada pela FCB Health, conta com vídeos de histórias reais de pacientes que sofrem com a doença

"A dermatite atópica (DA) como ninguém nunca viu". Essa é a promessa da AbbVie em sua nova campanha Atópicos, criada pela FCB Health, que tem como objetivo reforçar a mensagem de que a dermatite atópica é uma doença sistêmica e que se manifesta de dentro para fora.

A campanha conta com uma série de três animações produzidas em parceria com a Vetor Filmes e cada peça da primeira temporada apresenta um perfil diferente de paciente e os impactos que a doença causa em suas vidas.

"Queremos que essa campanha funcione como uma ferramenta importante para que a compreensão sobre a dermatite atópica aumente entre os pacientes e a sociedade em geral. Ainda existe muito estigma em relação à doença e é fundamental mostrar que se trata de uma condição crônica, não contagiosa e que pode ser controlada", afirmou Sérgio Pacheco, Diretor de Imunologia da AbbVie.

O primeiro filme, "Frio Escaldante", retrata as dificuldades dos pacientes durante as épocas mais frias do ano, apresentando os sintomas desencadeados pela doença, como coceira intensa, pele seca, sensação de ardência, distúrbios do sono e absenteísmo no trabalho.

O segundo filme, "Infância Deserta", aborda os impactos da doença em crianças, pois estima-se que 20% delas em todo o mundo vivem com dermatite atópica. O último filme, "Monstro no Armário", retrata como certos tipos de roupas ou tecidos podem desencadear episódios da doença, trazendo prejuízos na socialização e na saúde mental em adolescentes.

"Todos os roteiros são baseados em histórias reais, e foram escritos de modo a representar 'o mundo de dentro', ou seja, aquilo que acontece debaixo da pele dos pacientes, que as pessoas que não convivem com dermatite atópica não conseguem enxergar ou compreender. São filmes para serem, de fato, sentidos na pele", afirmarou a dupla de diretores de criação da FCB Health, Diogo Barbosa e Murilo Battistella.

O filme de estreia será veiculado na Globo em setembro, mês de Conscientização da Dermatite Atópica, e os próximos estão previstos para veiculação em novembro, com exibições na TV aberta, on-line, digital e redes sociais.

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As animações podem ser vistas na íntegra no site atopicos.com.br, onde também estão disponíveis informações sobre a doença e materiais didáticos que explicam as metáforas que cada filme apresenta. Além disso, o site apoia o paciente a encontrar um médico especialista em tratar a dermatite atópica por meio das ferramentas de busca da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Todos os filmes foram produzidos pela Vetor Filmes, com direção de Gabriel Nóbrega, e da Canja Áudio Culture, com direção de Eduardo Karas, Lucas Sfair, Filipe Resende.