Abertura de mercado de TV a cabo não é suficiente para expansão
Mesmo com as mudanças propostas pelo novo Planejamento do Serviço de TV a Cabo e do Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), aprovado no último dia 25, não haverá aumento significativo no alcance do serviço de TV a cabo no País, segundo o estudo “Análise das Condições de Entrada no Mercado Brasileiro de TV a Cabo”.
Com a ausência de barreiras, apenas cerca de 3 milhões de brasileiros de um universo de 21 milhões _ou seja, 15%_ que não tem acesso ao serviço hoje passariam a ser atendidos.
A análise, realizada pelos acadêmicos das áreas de Concorrência e Regulação, Arthur Barrionuevo, da FGV/EAESP, e Cláudio Ribeiro de Lucinda, da USP/FEARP, foi divulgada pela ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura), nesta quinta-feira (2).
“Se não forem tomadas outras medidas, o benefício do novo planejamento é extremamente reduzido”, disse o presidente executivo da ABTA, Alexandre Annerberg.
O novo Planejamento do Serviço de TV a Cabo e do Serviço de Distribuição de Sinais Multiponto Multicanal foi aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel e termina com a limitação do número de players por município e aumenta a prestação do serviço de TV a cabo para todo o território nacional.
por Cristiane Marsola