ABF Franchising comemora recorde de público da feira

Considerada a maior feira de franquias do mundo, a edição deste ano da ABF Franchising Expo movimentou São Paulo, na semana passada, com recorde de público: mais de 64 mil pessoas passaram pelo Expo Center Norte nos dois dias do evento. Segundo o diretor de Treinamento, Cursos e Eventos da ABF (Associação Brasileira de Franchising), Juarez Leão, o mercado de franchising já vinha demonstrando sinais de resiliência com crescimentos nominais expressivos em 2014 (7,7%) e no primeiro trimestre de 2015 (9,2%). “O movimento verificado na feira é mais um forte indicativo de que o empreendedor brasileiro considera o sistema de franquias seguro e uma opção viável de investimento de médio e longo prazo frente ao atual panorama econômico”, disse.

A edição deste ano teve patrocínio de Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Cielo, governo federal, HSBC, Infraero, Santander e Sebrae e trouxe 480 marcas expositoras, entre nacionais e internacionais. Entre os expositores, os destaques foram as franquias de baixo custo, como as microfranquias e as franquias compactas.

Destaque também para inovações nos segmentos de entretenimento, alimentação para pets, serviços, food service e escolas de idiomas. “Enquanto associação, notamos a crescente busca por inovação e qualidade, que se traduz em serviços e produtos cada vez mais sofisticados e/ou de nicho”, ressalta Juarez Leão. Tal movimento vem atraindo a atenção de associações e redes de vários países, como Peru, Estados Unidos, Guatemala, Itália e Espanha. “Frente ao volume de visitantes e aos feedbacks dos expositores, a organização da feira espera superar a expectativa inicial de negócios de R$ 550 milhões nos próximos meses.”