Abílio Diniz compra 10% do Carrefour
O empresário Abílio Diniz comprou 10% da subsidiária brasileira do Carrefour por R$ 1,8 bilhão. A Península Participações, que reúne os investimentos do empresário e sua família, detém opções que permitem o aumento de sua participação até 16% nos próximos cinco anos.
De acordo com comunicado enviado pelo Carrefour, “a entrada de Abílio no negócio permitirá que a rede se beneficie da experiência amplamente reconhecida do seu novo acionista no varejo brasileiro para desenvolver o seu modelo multiformatos”. Para a companhia, esse movimento poderá contemplar, no futuro, uma listagem da unidade brasileira na Bovespa. O Brasil, que é o segundo maior mercado do grupo no mundo, somou vendas de mais de R$ 34 bilhões ao grupo em 2013.
A transação acontece cerca de um ano depois de Abílio Diniz deixar o Grupo Pão de Açúcar que, em 2012, passou a ser controlado pelo francês Casino, concorrente do Carrefour na Europa. Vale lembrar que, em 2011, o empresário tentou costurar uma fusão entre o Pão de Açúcar e a rede francesa, mas que não foi bem-sucedida.
Atualmente, Abílio Diniz é acionista e presidente do Conselho de Administração da empresa de alimentos BRF e passará a fazer parte do Conselho de Administração e dos comitês de Estratégia e Recursos Humanos da subsidiária do Carrefour no Brasil.