ABP define vencedores do Prêmio Comunicação

A ABP (Associação Brasileira de Propaganda) realiza mais uma edição de seu tradicional Prêmio Comunicação, escolhido pela diretoria e conselheiros da entidade. A entrega será, como em anos anteriores, durante almoço no Golden Room do Copacabana Palace, no Rio, no dia 29 de outubro. Este ano a Personalidade do Ano é Carlos Henrique Schroder, diretor-geral da TV Globo. Schroder assumiu a posição deixada por Octávio Florisbal em 2012, deixando a diretoria de jornalismo e esportes e vem, desde então, trabalhando e obtendo sucesso na modernização da imagem da emissora e inovação de conteúdos, razão principal da homenagem.

Já a Agência do Ano é a Havas Worldwide, escolhida, segundo Ronaldo Rangel, presidente da ABP, pela performance dos seus 480 profissionais, resultando em 18 novos clientes e pelos significativos investimentos do grupo no Brasil, que incluem a vitória na concorrência que trouxe, por exemplo, de volta ao mercado de agências a house PA Publicidade, do Grupo Pão de Açúcar.

O Anunciante do Ano é o Banco Itaú, eleito não só pela performance de mercado, mas pela consistência estratégico-criativa na comunicação. O Veículo do Ano é o SporTV, agraciado, segundo Rangel, pela qualidade da programação, posição de liderança e, especialmente, o destaque na cobertura da Copa.

Nesta edição do prêmio, uma Homenagem Especial será feita ao BomNegócio.com pela “coragem de investir em uma nova categoria de produtos e serviços online e pela memorável campanha de comunicação”, disse Rangel. 
O Prêmio Comunicação é realizado pela ABP desde 1979. Naquele ano, a Personalidade do Ano foi o jornalista, escritor e publicitário Said Farhat, falecido recentemente. A agência do ano foi a MPM e o Anunciante do Ano, a Souza Cruz.

A última edição realizada foi em 2012, quando o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, foi escolhido Personalidade do Ano, Abril Mídia e Sky foram, respectivamente, Veículo do Ano e Anunciante do Ano, e a NBS levou o título de Agência do Ano. Naquela ocasião, Otto de Barros Vidal Jr., do então Grupo PPR, e a Souza Cruz – que completava 110 anos – foram homenageados.

A festa de entrega do Prêmio Comunicação é sempre um acontecimento cheio de surpresas e reações emotivas dos homenageados. Em 2012, por exemplo, Otto de Barros Vidal Jr. agradeceu sua homenagem afirmando “Eu mereço”. Vidal disse que a homenagem veio merecida, primeiro porque ele ainda está ativo – já que muitas homenagens costumam ser póstumas –, tem mais de 60 anos de profissão e coleciona prêmios e vitórias das mais diversas. “Dei sangue, suor e lágrimas por essa profissão”, falou na ocasião.