Abra faz avaliação positiva sobre propostas aprovadas na Confecom
Flexibilização da Voz do Brasil, liberdade de expressão comercial e garantia de conteúdo nacional para TV paga. Estas são algumas das principais propostas aprovadas nesta quarta-feira (16) , na Confecom (I Conferencia Nacional de Comunicação), que está sendo realizada em Brasília.
Para Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores), o mais importante da Conferencia até agora foi consenso obitdo entre os movimentos sociais e os representantes da sociedade civil empresarial. A entidade destaca entre as propostas já aprovadas a imposição de regras para TV paga que garantam 50% de conteúdo nacional e que nenhum grupo economico detenha mais de 20% de canais pagos por pacote.
Outra proposta considerada relevante pelos radiodifusores foi a que determina agilidade dos trâmites da aprovação de concessões no Ministério das Comunicações, bem como o retorno das delegacias regionais.
O entendimento da associação é de que a produção audiovisual brasileira irá ganhar impulso se as propostas aprovadas na Confecom forem realmente implementadas pelo poder executivo. A proposta aprovada sobre o assunto prevê incentivos para produção de qualidade, desde que as plataformas pagas de distribuição sejam organizadas de modo a garantir a distribuição destes conteúdos nacionais de origem diversificada.
Nesta quinta-feira serão realizadas as últimas plenárias finais e a divulgação de todas as propostas aprovadas.