Abrabe ataca indiretamente Ambev
A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) coloca à disposição dos fabricantes de cerveja o modelo da “garrafa livre” de um litro, que pode ser utilizada por qualquer empresa da indústria cervejeira no Brasil por não possuir qualquer assinatura de marca em alto relevo. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (06), em informe publicitário, assinado pela Andreoli MS&L, em diversos jornais do País. O objetivo da ação é a defesa da livre concorrência nesse segmento e da preservação do direito de escolha do consumidor, segundo a entidade.
A medida é um ataque indireto à Ambev, que possui a garrafa de um litro para cerveja, com a marca Ambev impressa em alto relevo, o que dificulta o processo de garrafas retornáveis, já que essas não podem ser utilizadas pelas outras marcas de cerveja.
Segundo o texto da entidade, a garrafa livre de um litro motiva o sistema retornável também para este tamanho de embalagem, a exemplo do que se pratica em todo Pais no chamado “parque de garrafas retornáveis de 600 ml”.
Segundo matéria publicada nesta quinta-feira (06) na Folha de S. Paulo, os fabricantes de cerveja concorrentes da Ambev devem pedir à Secretaria de Direito Econômico (SDE) que investigue o uso desse tipo de garrafa pela Ambev, principalmente no Rio Grande do Sul, onde está havendo uma mudança de hábito por parte dos consumidores de cerveja, que estão passando a consumir mais o produto de um litro do que o de 600 ml.
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