Reforçando a relevância do design no mercado de comunicação, o Colunistas lança este ano uma premiação específica voltada para a área. A Abracomp (Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda), que realiza o Colunistas Propaganda desde 1968 e já
prestigiava o design dentro do Prêmio Colunistas Promoção, decidiu destacar o design, em que prestigiará os melhores trabalhos nas seguintes categorias: Design Ambiental, Design de Embalagem, Design Promocional, Branding e Design Corporativo.
A iniciativa conta com o apoio institucional da Abedesign (Associação Brasileira de Empresas de Design), entidade que congrega mais de 120 empresas do setor no Brasil. A entidade participará diretamente de todas as etapas da premiação com um representante em cada júri
regional e um no júri nacional.
Já neste primeiro ano serão realizadas seis etapas regionais (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Norte/Nordeste, Paraná, Rio Grande do Sul). Os trabalhos que forem prestigiados com ouro em cada uma dessas etapas disputarão os prêmios nacionais no Colunistas Design Brasil, no fim do ano, em São Paulo. Além das medalhas de ouro, prata e bronze, os júris de cada regional elegerão a Empresa de Design do Ano, categoria que abrange empresas especializadas em Branding, Design Ambiental e Design de Embalagens; e ainda o Empresário de Design do Ano e o Profissional de Design do Ano. A premiação terá ainda Grandes Prêmios Técnicos que
serão concedidos aos trabalhos que, a critério dos júris, alcancem o maior nível de excelência nos quesitos Inovação, Adequação Mercadológica, Estética e Usabilidade, entre aqueles que tenham conquistado medalhas de ouro. Serão entregues os prêmios de Design Ambiental do Ano, Branding ou Design Corporativo do Ano e Design de Embalagem do Ano.
Regulamento
O regulamento da premiação está disponível no site do prêmio Colunistas e as inscrições já estão abertas. Podem concorrer trabalhos que tenham sido realizados entre 1º de fevereiro de 2008 e 15 de maio de 2009, e que não tenham concorrido a qualquer versão anterior do Prêmio Colunistas.
“Desde que surgiu o Prêmio Colunistas Promoção, um derivativo do Prêmio Propaganda, considerávamos não apenas as atividades de marketing promocional, mas também os trabalhos da área de design. Mas o setor cresceu muito nos últimos anos, no Brasil e no mundo. O design e o branding ganharam cada vez mais importância no estabelecimento de identidades visuais mais sólidas para os clientes. Esta importância chegou a um ponto no qual percebemos que o prêmio precisaria ser segmentado, separado do promocional, com um júri próprio, mais especializado, com homenagens próprias. Fizemos esta separação e, agora, lançamos um prêmio dedicado a analisar o setor, com a presença de profissionais de design conhecidos no júri”, explicou Marcio Ehrlich, vice-presidente da Abracomp e coordenador nacional do Prêmio Colunistas.
A ideia de criar um prêmio específico para o design surgiu em meio às discussões do júri na etapa nacional do Prêmio Promoção Brasil, no ano passado. Na ocasião, Lincoln Seragini, presidente do conselho consultivo da Abedesign, sugeriu segmentar a premiação com a criação
do Colunistas Design.
Ineditismo
Manoel Muller, que é presidente da Abedesign, destacou o ineditismo do Colunistas Design. “Ele cria uma categoria particular. A maioria das premiações de design no Brasil é de design de produto ou de alguma área específica, como embalagem. O Colunistas, por sua característica
e formatação, cria uma nova categoria que é o design na comunicação. Ele é um prêmio voltado para o uso do design na comunicação de marcas e produtos. E isso é muito interessante já que para muitos autores o design é mesmo comunicação”, explicou.
Muller destacou ainda que o Colunistas Design será mais um estímulo para o mercado conhecer e utilizar a ferramenta do design. “Falo tanto das empresas, fabricantes de produtos e detentoras de marcas, como do próprio consumidor. Ele ajuda a tornar conhecida essa ferramenta e nessa medida mostra a contribuição do design para a sociedade de maneira geral, não só na melhoria da fabricação de produtos quanto na criação de marcas sustentáveis ao longo do tempo”.
Para o presidente da Abedesign, o fato de uma premiação tradicional como o Colunistas destacar o design demonstra que a área já está suficientemente amadurecida. “E desse jeito o Prêmio Colunistas contribui com o design, assim como o design contribui para o Colunistas”, concluiu.