Abradi realiza pesquisa sobre empreendedorismo nas agências
Martins: “pequenas empresas ficam sem saber como gerir as iniciativas de seus colaboradores”
Empreender e inovar são duas ações que podem se confundir quando agências pretendem sair do lugar comum e alcançar voos mais altos no mercado. E essas dúvidas sobre o que é empreendedorismo e o que é inovação foram constatadas em pesquisa realizada pela Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais) com seus associados.
Dos entrevistados, 70% têm iniciativas de empreendedorismo dentre os colaboradores. Entre os motivos pelos quais a empresa acredita ser importante essas atividades, 35% afirmam ser uma forma de capacitar os colaboradores, enquanto 30% acham que é um mecanismo de fomento à inovação.
As respostas vieram de 98 agências, a maioria localizada em São Paulo, com o objetivo de fazer um mapeamento das ações empreendedoras. A iniciativa foi do Comitê de Empreendedorismo da Abradi, presidido por José Ricardo de Bastos Martins, que tem como objetivo ajudar a impulsionar boas iniciativas dentro das agências, fomentando a criação e gerenciamento de projetos.
Estar em contato direto com as agências, principalmente as menores, “é uma forma de fazer florescer o empreendedorismo”, explica Martins. “Nosso objetivo com essa pesquisa foi conhecer melhor com quem estamos trabalhando. Planejamos fazer mentorias para pequenas agências, apresentando suas ideias para possíveis clientes e empresas interessadas nos projetos. As grandes agências têm espaços para laboratórios de ideias e as pequenas ficam, em muitos casos, sem saber como gerir as iniciativas de seus colaboradores”.
Mas, afinal, qual é a diferença entre empreender e inovar? Martins define que empreender significa realizar, pôr em execução. Já inovar é o ato de produzir algo novo.
As confusões nos termos fazem sentido porque é em um ambiente de empreendedorismo que se encontram boas condições de se desenvolver conceitos e produtos inovadores. E, mesmo que haja empreendedorismo sem inovação, é inevitável que muitos empreendedores adquiram essa condição buscando colocar em prática uma ideia nova.
“O inovador é um visionário, inconformado, que está sempre buscando novas soluções para um mesmo problema. O empreendedor, por sua vez, é um obstinado”, fala.