A Abrafoto (Associação Brasileira dos Fotógrafos de Publicidade) está veiculando campanha que conta com apoio voluntário dos veículos do trade com o objetivo de destacar a capacidade criativa dos fotógrafos publicitários em atividade no mercado brasileiro. As peças da ação “Constroem marcas” têm a assinatura de Ailton Shigueo e materializam, na sua própria expressão, a ideia de que as imagens podem construir marcas através da representação de ícones do universo publicitário: a garrafa de Coca-Cola, a maçã da Apple e o Fusca.
As imagens foram feitas sem a ajuda de ferramentas de manipulação. Elas foram literalmente construídas pelo mocapista Malcolm Oakley em parceria com o fotógrafo Gustavo Lacerda e com Tony Generico, presidente da Abrafoto. “Inicialmente, pensamos em desenhar as silhuetas através de reflexos na água. Por uma semana eu e o Gustavo discutimos todas as possibilidades e, entre as muitas tentativas, percebemos que as sombras em fundo branco funcionariam muito melhor.
Malcolm entrou em cena com suas traquitanas e em uma longa sessão de fotos comandada por Gustavo as três imagens ficaram prontas. O truque, ou melhor, a ausência dele, está no fato de tudo ter sido feito à moda antiga, sem pós-produção. Desde o início a proposta foi dispensar o Photoshop, recuperando o prazer da produção detalhada, da fotografia resolvida no momento do clique”, disse Genérico, lembrando que os fotógrafos associados à Abrafoto enviaram os snapshots para a composição dos desenhos das marcas. Cerca de 100 instantâneos foram usados para delinear as figuras. “Usamos luz contínua de uma só Fresnel em uma diagonal por trás, quase a contraluz, para projetar a sombra, ao mesmo tempo em que iluminava toda a cena”, ele acrescentou.