Abramark lança Hall da Fama
O Hall da Fama do Marketing no Brasil – também chamado Brazilian Marketing Hall of Fame – acaba de ser lançado pela Abramark (Academia Brasileira de Marketing) para homenagear os profissionais e empresários que ofereceram contribuições emblemáticas e relevantes na construção, fortalecimento e institucionalização do marketing moderno e de qualidade no país. Nesta primeira edição, 13 nomes foram destacados.
Os escolhidos são Washington Olivetto, chairman da WMcCann; Julio Ribeiro, sócio e presidente da Talent; Roberto Justus, presidente do Grupo Newcomm; Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom; Otto Barros Vidal, sócio do Grupo PPR; Octávio Florisbal, membro do conselho das Organizações Globo; Celso Loducca, presidente da Loducca; Sergio Reis, consultor de marketing; Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO; Alexandre Gama, presidente da Neogama/BBH e CCO global da rede BBH; Dorian Taterka, presidente da Taterka; Paulo Giovanni, presidente da Leo Burnett Tailor Made; e Abaetê Azevedo, CEO da Rapp Collins Brasil e Latam.
De acordo com Francisco Alberto Madia de Souza, presidente da Abramark, a academia decidiu fazer a homenagem aproveitando a celebração de seus 10 anos, completos em 2014. Os 40 acadêmicos membros da entidade fizeram uma seleção de 100 nomes de possíveis merecedores da distinção e, dentro dessa lista, escolheram os 13 primeiros homenageados. No segundo semestre, haverá uma segunda eleição. “Até o final do ano vamos ter 50 nomes”, adianta. A partir do ano que vem, haverá uma eleição por semestre.
Segundo Madia, o marketing está fazendo 60 anos. “O marketing nasceu com o lançamento do livro de Peter Drucker, em 6 de novembro de 1954, ocasião em que, pela primeira vez, alguém entendeu que marketing não era o departamento de uma empresa e sim uma ideologia, uma forma de pensar. Desde então cresceu e prosperou até hoje”, conta. “No Hall da Fama elegemos as pessoas que em todas estas décadas têm dado contribuições relevantes para disseminação e fortalecimento do marketing no Brasil”, conta Madia.