Abrasce cria protocolo para a reabertura dos shoppings
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) criou um protocolo para a o processo de reabertura gradual dos estabelecimentos no país.
Todos os 577 shoppings do Brasil foram fechados a partir das recomendações dos decretos municipais e estaduais para combater a pandemia da Covid-19.
O material tem 20 medidas que visam um reforço na higienização, além de um procedimento minucioso para garantir a saúde de clientes e colaboradores. Os tópicos foram criados a partir de experiências internacionais e recomendações de especialistas da saúde.
Para o presidente da Abrasce, Glauco Humai, os shoppings têm plena capacidade de operar de forma segura. “O nosso lema agora é higienização total e aglomeração zero. Temos segurança para receber todos de maneira gradual, onde conseguimos colocar a saúde e a economia no mesmo lado, por meio das medidas de segurança que criamos”, afirma.
Confira abaixo os tópicos do protocolo.
- Controle de tráfego de pessoas, limitando em 50% o número de vagas dos estacionamentos;
- Uso obrigatório de máscaras para clientes, lojistas e funcionários;
- Testagem de todos os funcionários e lojistas;
- Fechamento de cinemas, teatros e áreas kids;
- Horário de funcionamento reduzido;
- Antibactericidas aplicados em tapetes de entradas e saídas;
- Entradas reduzidas e utilização de portas específicas para entrada e saída, inibindo aglomeração;
- Aferição de temperatura dos clientes através de termômetros manuais;
- Higienização do shopping a cada 3 horas, especialmente áreas de contato: maçanetas, corrimãos, etc;
- Serviço especiais para grupos de risco, com formas alternativas de atendimento, como drive thru;
- Distanciamento social obrigatório: limitação das praças de alimentação e restaurantes em 50%;
- Controle de acesso aos elevadores, com limitação de passageiros;
- Indicação de distanciamento em escadas rolantes (uma pessoa a cada 3 degraus);
- Remoção de áreas como lounges;
- Disponibilização de álcool gel a todos os clientes, lojistas e funcionários;
- Controle de acesso a sanitários e higienização a cada 3 horas,
- Manutenção e trocas regulares dos filtros de ar condicionado,
- Não operação dos serviços de valet e restrição de operação dos serviços como: fraldário e empréstimo de carrinhos;
- Suspensão de eventos, ações infantis e entretenimento;
- Campanha junto aos lojistas para reforçar os pagamentos por aplicativos;
- Campanhas de conscientização para população sobre a prevenção à Covic.