Abril cria rede digital com mais de 50 sites parceiros

Projeto forma rede de parceiros

A divisão de publicidade digital da Abril Mídia, dirigida pelo executivo André Almeida, está consolidando projeto para formação de rede de parceiros de sua estrutura com mais de 50 sites disponibilizados na internet que, segundo o Google Analytcs, geram mensalmente 43 milhões de ‘unique visitors’ e 367 milhões de ‘page views’. Pelos cálculos, os 43 parceiros da rede da Abril vão trazer mais de 80 milhões de page views à atual malha de audiência.

Internamente, Almeida e sua equipe batizaram a estratégia de “ad networks”. Essa extensão proporcionará mais audiência às marcas da Abril na web e, consequentemente, ampliará o volume de vendas de publicidade. A ideia é associar aos conteúdos da Abril “blogs bem produzidos” e com adesão do público, “mas que têm pouca estrutura de vendas de publicidade”. 

André Almeida explica que os 43 parceiros da rede vão trazer mais de 80 milhões de page views à atual malha de audiência

Nos Estados Unidos, onde a tática mercadológica de adnetworks foi introduzida, esse mercado movimenta por ano cerca de US$ 2,5 bilhões. Pelos estudos monitorados por técnicos da Abril, com informações de várias fontes do mercado publicitário, o Brasil já contabiliza pelo menos R$ 140 milhões e deve ultrapassar os R$ 200 milhões ainda neste ano. A Abril se estrutura para assegurar uma fatia desse bolo de negócios de mídia. Segundo Almeida, o IAB (International Advertising Bureau), “já criou um comitê de trabalho para estudar o assunto”.

Na segmentação feminina, a Abril agrega blogs como o “Chata de Galocha“, atualizado diariamente por Lú Ferreira e mais nove colaboradores para atender a demanda de 169 mil unique visitors e 1,1 milhão de page views auditados pelo Google Analytics. O “Pergunte ao Urso” é um personagem que responde questões encaminhadas por mulheres, uma audiência de 207 mil unique visitors e 624 mil page views. O “Sexo e Relacionamento” tem 170,6 mil unique visitors e 343,8 mil page views e seu posicionamento é de consultório virtual sobre vida afetiva, sexual e familiar. O “Bazar Pop“, com dicas de bazares, liquidações gera 114 mil unique visitors e 292,5 mil page views.

Blogs femininos como o Bazar Pop fazem parte da rede

Ao todo, os blogs parceiros da rede dos títulos femininos da Abril na web, entre os quais Gloss, Nova, Claudia e Elle, agregam 3,9 milhões de unique visitors e 18,8 milhões de page views. Eles são subidivididos por áreas: nove em comportamento (852, 8 mil unique visitors e 2,7 milhões de page views), sete em moda (1,4 milhão de unique visitors e 3,6 milhões de page views), quatro em entretenimento (619,8 mil unique visitors e 4,3 milhões de page views) e um em artesanato (51, 6 mil unique visitors e 135,5 mil page views).

“É um volume considerável de audiência que chega às marcas da Abril disponíveis no universo digital. Esses blogs têm conteúdo de ótima qualidade e respaldo dos leitores. Fizemos uma análise e concluímos que uma rede com cerca de 30 parceiros poderia ser uma ótima alternativa para os anunciantes e mídias das agências. Na área de tecnologia, por exemplo, a rede tem o iMasters, com 1,3 milhão de unique visitors e 2,4 milhão de page views. O blog Mac Magazine (info.abril.com.br/noticias/apple), relacionado ao universo Apple, mas também aos gadgets, devices eletrônicos, web e tecnologia de ponta, gera um tráfego de 362,1 mil unique visitors e 2,4 milhão de page views”, destacou Alexandra Mendonça, do marketing de negócios da publicidade digital da Abril.

No segmento de tecnologia a Abril estende sua audiência em 1,6 milhão de unique visitors e 4,9 milhões de page views. Na área de entretenimento a Abril Digital arregimentou cinco parceiros, como o líder Dicionário Informal, definido pelos leitores na web, que proporcinaram 1,1 milhão de unique visitors e 12,1 milhões de page views. Entre os parceiros de decoração estão “A casa que minha vó queria“, trazem mais de 169 mil unique visitors e 1,119 milhões de page views. Os blogs masculinos, como o “Super Vasco” garantem mais 1,4 milhão de unique visitors e 6,4 milhões de page views.

André Almeida diz que a Abril está agregando algumas redes sociais como parceiros. O Sonico, com 50 milhões de usuários registrados no mundo, dos quais 10 milhões no Brasil, ajuda as pessoas na organização pessoal no universo online e gera 44 milhões de page views. A rede Daily Motions permite a audiência fazer intervenções presenciais de notícias, entre outras possibilidades interativas, e atrai 7,7 milhões de page views e 1,046 milhão de unique visitors.

“A intenção da rede é atender as demandas dos usuários da Abril na web, sejam eles leitores dos conteúdos sejam os que querem se aproveitar do volume de audiência para anunciar. Temos formatos como o Super Banner, de 728 x 90 mm e capacidade de 15 Kb. A divisão digital da Abril também atua nos segmentos mobile e de tablets como iPad, tablet que já abriga conteúdos de Veja, Exame, Alfa, Lola, Super Interessante e promete para os próximos dias Quatro Rodas, finalizou Almeida.

Por Paulo Macedo