Abril e Google potencializam campanhas do setor automotivo
Tiago Afonso, CMO da Abril: “parceria inédita une a maior empresa de busca e a maior empresa de resposta. E esse é o diferencial do projeto”
Quatro anos é o tempo médio que o consumidor brasileiro espera para trocar de carro. Quando decide dar esse passo, ele pesquisa por mais ou menos três meses até concretizar a escolha – pesquisa essa feita essencialmente em veículos especializados e no ambiente digital, ficando a visita à concessionária, em muitos casos, só para o momento da compra.
Esses e outros dados estão na terceira edição da Pesquisa Autos de Quatro Rodas, realizada pela revista Quatro Rodas e pelo núcleo de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Editora Abril, que serviu de base para o lançamento do Launch in a Box, projeto da Abril Mídia em parceria com o Google voltado para o setor automotivo.
A parceria consiste em levar ao mercado publicitário do setor automotivo um novo processo de trabalho, que alia o entendimento das expectativas do consumidor, obtida por dados do Google, ao desenvolvimento de conteúdo de credibilidade no meio, feito pelo time Quatro Rodas. Além disso, a novidade garante uma distribuição combinada de mídias on e offline.
Segundo pesquisas do Google, existem hoje mais de 100 mil resultados para a busca “segredos automotivos”. Além disso, 140 dias antes do lançamento de um carro as buscas pelo modelo anunciado começam a crescer. Esses e outros insights, combinados a números do Abril Big Data, fazem parte do Launch in a Box. De acordo com Tiago Afonso, CMO da Abril, os insights da pesquisa desenvolvida pela Quatro Rodas também foram fundamentais para a concepção do projeto, uma vez que revelam que 65% dos consumidores de carros buscam informações em revistas especializadas; 50% em sites especializados; e 45% em programas de TV especializados.
“Essa parceria inédita une a maior empresa de busca e a maior empresa de resposta. E esse é o diferencial do projeto, ver Abril e Google integrados”, destaca Afonso.
Além de dar pistas da expectativa do consumidor, o projeto mostra para as agências como se preparar melhor para o lançamento de um carro por meio da criação de conteúdo relevante e distribuição desse material em canais mais assertivos. De forma resumida, a oferta do Launch in a Box está definida em quatro etapas que compõem a introdução de um carro no mercado: pré-lançamento, que contempla a promoção de conteúdo para entusiastas na rede de displays do Google e via e-mail marketing; aquecimento, que promove branded content na Quatro Rodas, além de remarketing; lançamento, que maximiza a produção de conteúdo em displays do Google, anúncios do YouTube e proximidade com o leitor, entre outros passos; e, por fim, a sustentação do produto.