Abril investe R$ 20 milhões em plataforma de marketplace

Dois meses após assumir a direção do Grupo Abril, o executivo Walter Longo apresenta o primeiro projeto da sua gestão. Trata-se da plataforma de marketplace GoBox que vai unir clubes de compra que vão se utilizar das expertises da organização editorial como a produção de conteúdos e logística. A ideia, que já vinha senso articulada pela equipe do diretor de audiência Dimas Mietto, envolve estimular a venda de assinaturas para pelo menos 200 mil consumidores nos próximos três anos. São clubes de vinho, de meias, gastronômicos e até da revista Capricho. O investimento é de R$ 20 milhões, principalmente nos canais de mídia da empresa como Veja, Exame, Claudia e Superinteressante, por exemplo.

Alê Oliveira

Dimas Mietto, Walter Longo e Tiago Afonso

 As vendas terão início no próximo mês de julho. Nesse espaço de tempo a equipe de marketing liderada por Tiago Afonso vai intensificar a divulgação do projeto nas revistas do portfólio da Abril, no site www.gobox.com.br e veículos do trade publicitário. A Abril já está conversando com várias empresas para buscar adesão. Uma delas é o supermercado chic Eataly. O mercado global já tem cerca de 10 mil clubes de compras. No Brasil apenas 25, entre os quais o Clube Wine, ligado à empresa de mídia RBS.

“Nosso plano é desenvolver esse mercado no país. Ajudamos o cliente na curadoria dos produtos que vão integrar a cesta que precisa entregar ao cliente conveniência e surpresa. As equipes editoriais vão produzir o storytelling que acompanha cada pacote”, observa Longo. “Vamos ter caixas padronizadas para cada cliente. Depois, elas são acondicionadas em uma embalagem padrão da GoBox. Usamos a infraestrutura da Abril que já vende assinaturas há mais de 40 anos. Veja tem 780 mil assinantes e no total a Abril tem 3,4 milhões de assinantes. O sistema Abril Big Data tem mais de 40 milhões de nomes cadastrados. A logística faz manuseio de 770 milhões de itens por ano por meio da Total Express. E as embalagens serão impressas no nosso parque gráfico”, acrescenta Mietto.