A Editora Abril está preocupada com a saúde do planeta. Nessa direção, o grupo está lançando o projeto Planeta Sustentável no qual pretende usar a penetração dos seus títulos para impregnar o discurso da busca por um mundo um melhor para se viver. A ação tem um projeto comercial que será sustentado por três cotas masters, cada uma pelo preço cheio de R$ 12,700 milhões mas que sai por R$ 5,586 milhões com o desconto de 53%. A primeira cota master foi vendida para o Banco Real. A idéia é ter anunciantes com o perfil do Real, muito envolvido com ações de caráter sustentável. As outras duas cotas ainda estão em negociação. A três cotas intermediárias, que, com o desconto de 54%, vai sair por R$ 2,408 milhões, ainda não tem nenhuma comercializada. Os anunciantes masters recebem em troca 62 páginas duplas ao longo do ano e a possibilidade de usar 20 tipos de criação diferentes nas 54 revistas da Abril e banners em 32 sites. A Abril também está reservando 339 páginas que vão preceder páginas editoriais com as logos dos anunciantes envolvidos. De acordo com Thais Chede Soares, diretora de publicidade corporativa da Abril, o Planeta Sustentável vem sendo articulado há seis meses. “É um formato ambicioso e que define um novo caminho da Abril que são os projetos patrocinados. Começamos com a Copa do Mundo no ano passado e os resultados são animadores. Nossa idéia, porém, vai além da ação publicitária. Nossa proposta é ampliar conhecimento através das nossas revistas e plataformas na internet. Queremos saber o que as marcas podem fazer pelo planeta na era da sustentabilidade. O aquecimento global é uma realidade”, argumentou Thais. O projeto terá o site www.planetasustentavel.com.br como base. O jornalista Caco de Paula, diretor do núcleo das publicações de turismo da Abril e integrante do grupo gestor do projeto de sustentabilidade, disse que a ação tem viés mercadológico, mas que a penetração da Abril, que vende mais de 100 milhões de revistas por ano, é a maior contribuição. “Mais do que uma ação publicitária, o Planeta Sustentável é uma proposta de comunicação para ampliar conhecimento. Vamos reunir no site as principais matérias sobre consciência ambiental publicadas em Veja, Super Interessante e Vida Simples, por exemplo. Todas as revistas estão fazendo uma seleção das melhores matérias publicadas nos últimos anos para irem para o site.Temos que chamar a atenção do leitor para esse momento que é decisivo para a humanidade. O site também vai uma ‘teca’ que vai incluir conteúdos sonoros e vídeos” observou de Paula.

Crescimento

Thais Chede Soares disse que a Editora Abril teve crescimento de 10% em 2006 sobre 2005. O faturamento com publicidade chegou a R$ 750 milhões. As receitas com vendas em banca e assinaturas não estão incluídas nessa conta. O crescimento também embute elevação de custos de mídia. “O impacto  nas tabelas de preço foi de 40% no ano passado. Mas só aumentamos o preço uma única vez, em abril de 2006″, ponderou a executiva. A surpresa da Abril está na área de internet. O crescimernto do faturamento publicitário nessa mídia sobre 2005 foi de 485%, que representa uma receita de aproximadamente R$ 22 milhões”, finalizou Thais.

Paulo Macedo