Abrolhos vira tema de campanha de ONGs

 

Duas importantes ONGs brasileiras – Conservação Internacional (CI) e Fundação SOS Mata Atlântica – uniram-se para formar a Aliança para a Conservação Marinha e lançar uma campanha para ampliar a proteção da região de Abrolhos, na Bahia, onde está a maior biodiversidade marinha de todo o Atlântico Sul. A área funciona como berçário das baleias-jubarte e tem as maiores formações recifais do Brasil, no entanto sofre com pesca excessiva, desmatamento das bacias hidrográficas, entre outras ameaças. “Há uma necessidade urgente de ampliar a proteção da região”, disse Guilherme Dura, diretor do programa marinho da Conservação Internacional (CI-Brasil).

A campanha elaborada pela Africa (pro bono) tem como conceito “Adote Abrolhos. É do Brasil. É do mundo. É nosso”. Conta com ações online como um álbum de figurinhas virtual e um concurso cultural que selecionará quatro ganhadores para visitar a região. A intenção é engajar pessoas em ações que contribuam para a conservação de Abrolhos, para apoiar a implementação e criação de novas áreas marinhas protegidas e para o desenvolvimento sustentável da pesca e do turismo.

As ações são dirigidas a jovens conectados às mídias sociais, pessoas sensibilizadas pela causa ambiental, moradores de grandes centros urbanos e da zona costeira, turistas de verão e formadores de opinião. Haverá ainda uma petição para pedir apoio dos internautas pelo efetivo funcionamento das Unidades de Conservação (UCs) na região e retomada do processo de ampliação da proteção de Abrolhos com a criação de novas reservas.

A campanha conta com o apoio de diversas outras entidades dedicadas à proteção ambiental e de empresas como Alpargatas/Havaianas, e das atrizes Camila Pitanga e Maitê Proença. O velejador Torben Grael também gravou um vídeo de apoio. Fotógrafos também aderiram e publicarão galerias de fotos da região, como o brasileiro Ita Kirsch.