Ação do BB usa fotos de redes sociais

O Banco do Brasil inicia, nesta quarta-feira (2), campanha publicitária que usará imagens registradas por pessoas comuns e disponíveis em sites de relacionamento: Flickr, Picasa e Photobucket. Com o slogan “Faz diferença ter um banco que é do Brasil”, as peças publicitárias criadas pela agência Master falam do orgulho de ser brasileiro e utilizam imagens registradas por amantes anônimos da fotografia. 

“Como o posicionamento do BB é “todo seu”, nada mais coerente que utilizar as redes sociais como canais de comunicação e relacionamento do banco com seus clientes”, explica Dan Conrado, diretor de marketing e comunicação da empresa. 

A campanha é composta por dois filmes de 60″, nove filmetes de 10″ e oito peças de mídia impressa. Além disso, grandes painéis montados com as fotos de cenários brasileiros irão decorar as salas de atendimento de agências bancárias.

Para Flavio Waiteman, vice-presidente nacional da Master, o uso das redes sociais mostra que o Banco do Brasil buscou um canal interativo para gerar negócios e atrair novos clientes. “As redes sociais são cada dia mais populares entre os brasileiros. O Flickr, por exemplo, possui uma postagem de mais de 500 mil imagens e é acessado por um público que interessa ao banco”, afirmou oexecutivo.

Para identificar a campanha, a Master criou uma comunidade no Flickr chamada “Imagens do Brasil” (http://www.flickr.com/groups/imagensdobrasil/), que funcionará como banco de imagens. Qualquer interessado pode postar sua foto, se ela for escolhida para ilustrar algum anúncio, o BB pagará os direitos autorais.

As imagens selecionadas para as peças publicitárias serão identificadas com um ícone, uma máquina fotográfica estilizada com a bandeira do Brasil. Cada vez que o símbolo aparecer significará que a foto foi retirada de um dos sites de compartilhamento de imagens. Além do ícone, no anúncio constará ainda o crédito para o fotógrafo e o endereço online de onde a foto poderá ser encontrada.