Ação expõe ceo na privada para lançamento de papel higiênico

 

Não é raro na publicidade brasileira, ou mesmo na mundial, o líder de uma empresa participar ativamente da divulgação de uma marca. Muitas vezes, são eles a principal vitrine dos produtos e serviços oferecidos, isso quando não estampam, em casos extremos, sua identidade nos logotipos de suas empresas.

Porém, por mais “aparecidos” que uns e outros possam ser, há sempre uma preocupação — geralmente por conta da área de marketing — em preservar a integridade da imagem do homem à frente dos negócios. Há um caso em aberto, porém, que vai contra qualquer tipo de preservação — e, em poucas horas de prática, parece dar resultados positivos.

Uma ação idealizada pela Naked Austrália para a Good Goods, iniciada às 17h desta segunda-feira (9) e intitulada “Who gives a crap” (“Quem se importa?”, em tradução livre e politicamente correta), colocou o ceo e fundador da empresa, Simon Griffiths, sentado na privada até a arrecadação de US$ 50 mil para o lançamento de uma nova linha de papel higiênico. Não bastasse a divulgação impressa, a imagem do executivo pode ser acompanhada em transmissão ao vivo na web.

Crowdfunding social

Claro que a pura exposição ao ridículo de um alto executivo não seria o suficiente para cativar o público a “investir” pouco mais de R$ 100 mil. O plano de Griffiths apela para a questão social, já que o novo produto a ser lançado terá 50% de seus lucros voltados à construção de banheiros em países em desenvolvimento. Segundo dados da empresa, cerca de 2,4 bilhões de pessoas, o que corresponde a 40% da população mundial, vive em áreas sem saneamento básico. “Em colaboração com a WaterAid, estamos ajudando as pessoas mais pobres do mundo a ter acesso a água potável, saneamento básico e higiene pessoal. Um produto que todos utilizam, agora ajudando aqueles que precisam”, afirmou Griffiths pouco antes de se sentar na nova cadeira.

A Good Goods se dedicou, nos últimos dois anos, ao aperfeiçoamento da linha Who Gives a Crap, feita com papel reciclado. Os apoiadores da causa poderão reservar a primeira edição do produto e concorrerão a prêmios. O projeto arrecadou US$ 24 mil nas primeiras 24 horas. Até a publicação desta nota, a iniciativa já havia garantido US$ 45 mil em um dia, 18 horas, 45 minutos e 53 segundos. Como a ação estava prevista para durar até 31 dias, os australianos devem ganhar uma nova opção de papel higiênico em breve.