Ação usa WhatsApp para alertar sobre pornografia

Para alertar sobre a proliferação de fotos e vídeos íntimos, a agência Master criou a campanha “Mulheres Incompartilháveis” para a Secretaria da Mulher da Prefeitura de Curitiba.

Com o mote “Se não é pra você, é melhor nem ver”, a ação consiste em utilizar fotos e vídeos para WhatsApp que funcionam como iscas. “Estudamos o funcionamento dessas publicações e percebemos que a imagem borrada que aparece na tela do aplicativo, antes de as pessoas fazerem o download do vídeo, é muito provocativa e desperta a curiosidade. Resolvemos usar isso a nosso favor”, diz Marcelo Romaniewicz, VP de planejamento da Master.

O objetivo é que a mensagem das imagens e vídeo sirva de alerta para que a população entenda que o autor das imagens e pessoas que compartilham essas peças podem ser responsabilizadas pela prática, além de incentivar a denúncia.

Para a disseminar a campanha, a Prefeitura de Curitiba está intensificando as ações nas redes sociais e fazendo um trabalho junto as instituições. As ocorrências da chamada “pornografia de vingança” quadruplicaram no Brasil nos últimos dois anos, de acordo com a ONG SaferNet. Denúncias podem ser feitas por meio dos telefones Ligue 180, da Central de Atendimento à Mulher do governo federal, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive nos feriados.

Ficha técnica

Diretor de Criação: Felippe Motta

Diretor de Arte: Rafael Guth

Redator: Lucas Borba

RTV: Vanessa Arruda e Ana Carolina Fernandes

Produtora de Vídeo: Destilaria

Diretor: Lucas Negrão e Rodrigo Cook

Produtora de áudio: Level

VP de Planejamento: Marcelo Romaniewicz

Diretor de Atendimento: Cícero Rohr

Atendimento: Isadora de Mali

Aprovador: Paulo Vitola, Marcos Giovanella e Álvaro Borba