Accor aposta no potencial do mercado de luxo do Brasil

A AccorHotels anunciou nesta segunda-feira (8) a transformação do Sofitel Copacabana no primeiro hotel com a bandeira Fairmont da América do Sul. As obras começam este mês e a conclusão está prevista para daqui a 14 meses. A AccorHotels adquiriu a FRHI Hotels & Resorts e suas três marcas de grande prestígio em 2016: Fairmont, Raffles e Swissôtel.

Este será o primeiro  Fairmont da América Latina. Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul (foto acima), diz que a  marca Fairmont tem uma ligação especial com a essência do destino onde está presente, e celebra essa conexão local através do design, da gastronomia e do lançamento de tendências, se transformando em uma referência na cidade, como o The Savoy, em Londres, e o The Plaza, em Nova Iorque. Em Copacabana, o novo Fairmont manterá os 400 quartos atuais totalmente renovados e terá salão de convenções com 800 lugares. A reforma completa trará também uma nova área de piscina, com lounges privativos e vista para Praia de Copacabana. O novo spa de alto luxo terá suíte VIP privativa, além de cabines individuais e para casais.

Ao todo, são 70 hotéis no mundo, em 22 países. Em 2017, a marca completa 132 anos desde sua primeira inauguração, em 1885, nas Bermudas. Ao longo desta trajetória, diversos Fairmont já foram palcos de momentos históricos, como o encontro entre Winston Churchill, Franklin Roosevelt e William Lyon Mackenzie, em 1943, no Fairmont Le Château Frontenac, no Canadá, e o famoso protesto pacífico contra a guerra e a favor da paz feito por John Lennon e Yoko Ono, no Fairmont The Queen Elizabeth, em 1969, também no Canadá. O primeiro Fairmont no Oriente Médio foi aberto em 2002, em Dubai. Agora, é a vez da América do Sul, região, segundo Mendes, com grande potencial.

Entre 2012 e 2016, a AccorHotels fez 25 inaugurações na cidade do Rio de Janeiro, elevando de oito para 32 o número de hotéis do Grupo no Estado. No Brasil, a empresa segue o mesmo ritmo de crescimento. Dos 289 hotéis em operação na América do Sul, 252 estão aqui. Até 2020 a meta é atingir 500 hotéis na região.

“A abertura do Fairmont vai ao encontro da estratégia global da empresa de investir no mercado de luxo.  Na Europa, há 13 quartos para cada 10 mil habitantes. Nos EUA, são 18. No Brasil, a média é de 2,1 quartos. Aqui, mesmo as maiores cidades possuem poucas opções de hospedagem de luxo”, afirma o CEO da empresa.

Estes investimentos deverão fazer da AccorHotels o maior player do setor em luxo. O projeto do Fairmont, em Copacabana, será realizado pela  arquiteta Patricia Anastassiadis.

Já em Ipanema também há novidades: após o investimento de R$ 30 milhões destinados às reformas que prepararam o icônico Ceasar Park Rio de Janeiro Ipanema – managed by Sofitel para a Copa do Mundo e para os Jogos Olímpicos, o hotel será transformado em Sofitel Ipanema com atualizações em áreas como lobby, lounge, apartamentos e suítes, restaurante, SPA e rooftop com vista para a praia de Ipanema.

“Esta transformação faz parte do projeto ambicioso da AccorHotels em fazer do Sofitel Ipanema um dos melhores hotéis de luxo do Rio e do Brasil. Com novo design e mobília, seguindo o conceito de ‘Casa Carioca’, os quartos e suítes foram decorados com peças de famosos designers brasileiros, como Sérgio Rodrigues e Jader Almeida”, explica Patrick.

A AccorHotels abriu, através das marcas Mama Shelter e MGallery, seus primeiros hotéis na América do Sul, no Rio de Janeiro. O luxuoso Santa Teresa Rio de Janeiro MGallery by Sofitel faz parte da coleção de hotéis-butique presentes em 85 endereços em 24 países. Também em Santa Teresa, o Mama Shelter traz uma proposta inovadora de lifestyle. A rede foi criada em Paris em 2008 por Serge Trigano, cofundador do Club Med, ao lado de seus filhos Benjamin e Jeremie Trigano, além de Philippe Starck. Mais do que um hotel, o Mama sugere seus espaços como áreas de convívio e lazer, com programação cultural, bar e restaurante abertos ao público geral, e tendo quartos cheios de estilo como atrativos extras.

Além do Mama Shelter, outro exemplo é a marca JO&JOE, lançada em setembro de 2016. Construída em conjunto com seus futuros hóspedes, JO&JOE combina o melhor dos formatos de aluguel do setor privado, hostels e hotéis – uma experiência disruptiva em termos de abordagem de design, catering, serviço e estadia do cliente. A primeira inauguração da marca será na cidade francesa de Hossegor, neste mês.

Além da abertura de hotéis e resorts, a AccorHotels fez importantes aquisições e parcerias em 2016, como OnefineStay, Squarebreak, Oasis Collection, Banyan Tree, Travel Keys e 25hours Hotel.

“A compra de 30% do capital da 25hours Hotel, por exemplo, surgiu a partir do interesse da AccorHotels nos hotéis-butique. Esta parceria vai ao encontro da estratégia da empresa em se tornar líder global em hotéis lifestyle”, disse Patrick Mendes.

O CEO diz que a Accor quer ser o primeiro player de luxo no mercado hoteleiro.

“O Rio de Janeiro é o segundo estado com maior número de hotéis em operação da rede e possui um grande potencial para o turismo de negócios e de lazer”, conclui.