Accor cresce na América do Sul guiada por Colômbia, Chile e Peru
Patrick Mendes, CEO AccorHotels América do Sul
A rede francesa AccorHotels conquistou de forma definitiva a América do Sul, onde é líder do setor hoteleiro com várias marcas de seu portfólio – Ibis, Sofitel e Mercure são apenas algumas delas. No ano passado, foram abertos 31 novos hotéis com a bandeira Accor no continente sul-americano, sendo Colômbia, Chile e Peru os principais países que alavancaram o crescimento regional. No Brasil, especificamente, o desempenho teve uma queda de pouco mais de 1%, mesmo em ano olímpico, algo que deve ser corrigido em 2017.
“Estamos mais otimistas. O Brasil vai recuperar investimentos. Para 2017 a expectativa é fazer um ano equivalente a 2016, mas sem os Jogos Olímpicos”, disse Patrick Mendes, CEO da AccorHotels América do Sul, durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo nesta quarta-feira (22).
Segundo o executivo, o desempenho regional contribuiu para alta de 2,2% na receita global da rede em comparação com 2015. Para se ter uma ideia, na América do Sul o crescimento isolado foi de 4,7%.
“Mesmo com ambientes complexos no cenário global, como crises econômica e atentados, o grupo superou as expectativas dos analistas para o setor. O bom resultado foi puxado principalmente pelo final do ano”, comenta Mendes.
Apesar das adversidades mencionadas pelo CEO, pelo menos no Brasil o investimento da Accor em marketing aumentou de 2015 para 2016. Segundo Roberta Vernaglia, VP de Marketing da Accor para América do Sul, houve 20% de incremento na área no ano passado e, para este ano, mais 10% deve ser acrescido.
A executiva ressalta a aposta da empresa em ações em diversas plataformas, do digital à televisão, passando por branded content para pay tv. Atualmente, a agência que atende o grupo globalmente é a Havas.
Luxo
Conhecida principalmente por sua categoria econômica, os hotéis Ibis, a Accor vem, nos últimos anos, trabalhando sua imagem institucional e divulgando novas marcas de seu portfólio. Segundo Mendes, mais que uma rede de hotéis, a empresa é hoje focada em serviços de deslocamento, atuando sob três pilares: hotelaria, diversificação em serviços e tecnologia.
“Por muito tempo a Accor falou em economia com Ibis, por exemplo. Mas hoje nossa estratégia é desenvolver mais marcas de luxo e lifestyle”, afirma Mendes.