Accorhotels.com aposta em humor
As más experiências de viagem de pessoas que reservaram um hotel desconhecido por meio de parceiros duvidosos inspiraram a Accor em sua nova campanha de divulgação do Accorhotels.com, canal proprietário para reserva de vagas ao redor do mundo. Elaborada pela Havas Digital, a estratégia é focada na internet e usa o tom cômico para gerar identificação com o público brasileiro, sobretudo aquele que já passou por situação semelhante.
“Todo mundo tem uma história de hotel que não foi legal, aquela roubada que você volta de viagem e, depois de passado o perrengue, dá risada contando para os seus amigos. O mais legal é que, dentro do segmento de hotelaria, você não vê nada diferenciado, muito menos com esse tom de comédia, engraçado sem ser forçado. É isso que estamos fazendo aqui”, revela Daniela Pistone, gerente de estratégia de mídia e publicidade da Accor para a América Latina.
Para ilustrar os riscos de se escolher qualquer hotel e por intermediários de procedência duvidosa, o anunciante aposta em dois atores que estão despontando na comédia: Paulinho Serra, presença frequente nos últimos programas de humor da MTV; e Natália Klein, protagonista da série “Adorável psicose”, do Multishow. A escolha de personagens e linguagem é baseada na busca pela aproximação e identificação com o público brasileiro. “O conceito global da campanha diz: ‘Saiba o que você está reservando na hora que escolhe o seu hotel’. Porém, o mercado europeu já é mais maduro nesse sentido, já conhece a figura do intermediário. Nossa ideia foi traduzir essa mensagem de uma forma mais divertida ao brasileiro, que está começando a viajar mais”, acrescenta Silvia Silva Belluzzo, gerente de webmarketing e e-commerce da Accor para a América Latina.
Nos filmes, a serem divulgados nos canais oficiais da Accor na internet e difundidos pelas redes sociais a partir desta quarta-feira (2), Serra e Natália contam experiências frustrantes que passaram em hotéis mal escolhidos, como o desconforto dos aposentos, o barulho do entorno e a falta de estrutura. Ao final, o Accorhotels.com é destacado como uma opção segura e plural. “O Accorhotels.com é o nosso principal distribuidor online, no qual comercializamos opções que vão do supereconômico ao superluxo. Hoje, quando você procura um hotel não começa pelo seu nome, mas sim pelo destino. Nossa intenção é reforçar o fato de que temos capilaridade e opções suficientes para uma ampla oferta nesses dois sentidos”, reforça Silvia. A Accor é controladora de bandeiras como Ibis, Mercure, Novotel, Pullman e Sofitel.
Apesar de focar em um produto específico, a intenção da campanha é reforçar a marca Accor, bem como de sua ferramenta para o ambiente online – de onde vêm, atualmente, 30% do share de vendas da empresa na América Latina. “O foco inicial é branding. Claro que, no final das peças, convidamos o público a conhecer o Accorhotels.com, mas a ideia é mostrar que o Ibis, o Mercure, esses hotéis que ele já conhece fazem parte da rede Accor”, explica Daniela. “Nada melhor do que o cliente nos procurar naturalmente. Mesmo que ele não vá fazer uma viagem de imediato, esperamos que ele continue em contato com a marca, de maneiras diferentes, e que acabe lembrando de nós quando for realizar sua próxima viagem”, completa Silvia.