Acervo essencial
Os membros do júri da 28ª edição do Marketing Best contemplaram 21 cases como vencedores neste ano de 2015, entre os mais de 50 inscritos. É um retrato preciso de segmentos da economia como Alimentos, Bebidas, Mercado Imobiliário, Automotivo e, por exemplo, Marketing de Causa. A multinacional Diageo foi premiada com três projetos, um deles para Johnnie Walker, marca que orquestra um dos planos mercadológicos globais mais instigantes e inspiradores. E o marketing está a serviço da inteligência e, os profissionais que participam dessa cadeia têm como recompensa ver os resultados do seu trabalho impulsionando a atividade econômica.
Além das empresas e instituições distinguidas, os jurados elegeram o publicitário Paulo Giovanni com o troféu Marketing Citizen 2015. Desde 1973, quando abriu sua primeira agência, Giovanni vem se destacando como empresário de sucesso. Hoje comanda como chairman a rede Publicis Worldwide Brasil (PWW) formada pela Talent Marcel, DPZ&T, AG2 Nurun e Publicis Brasil. Além dessa atribuição, é chairman da Leo Burnett Tailor Made, agência que atende anunciantes de peso como a Fiat, Jeep, Procter & Gamble, Brasil Kirin e Carrefour.
“É um grande orgulho receber esse prêmio, especialmente em um ano de tantas realizações com a fusão da DPZ com a Taterka e da união estratégica da francesa Marcel com a nossa Talent”, resume Giovanni, o terceiro executivo a receber o prêmio, antes foram João Ciaco, da Fiat, e Roberto Justus, do Grupo Newcomm de Comunicação.
O Marketing Best é uma iniciativa que une a conceituada MadiaMundoMarketing, do professor Francisco Alberto Madia de Souza, e a Editora Referência, do Publisher Armando Ferrentini. O prêmio reconhece o talento, mas perpetua o conhecimento para outras gerações que podem recorrer aos cases para benchmark e encontrar caminhos e soluções, como costumam dizer Madia e Ferrentini.
“É uma coleção de cases fantástica. Antes não tínhamos referências das estratégias desenvolvidas pelas empresas. Esse acervo construído nesse período exerce influência no segmento é uma espécie de testemunha viva da evolução dessa disciplina que é essencial para o desenvolvimento econômico, afinal o marketing e as suas ferramentas, principalmente as de comunicação, fomentam o mercado de consumo através das marcas, produtos e serviços”, enfatiza Ferrentini, lembrando que são mais de 600 cases empresariais e cerca de 200 na área de sustentabilidade, disponibilizados pelo Marketing Best.
“Mais do que um prêmio, é uma missão que disseminou a importância do marketing sempre com o viés da ética e da qualidade. O conjunto de cases premiados formam um acervo que nutre profissionais e jovens interessados em ingressar no marketing. Quando vejo esses cases tenho a impressão que são uma verdadeira academia e que a missão foi devidamente cumprida”, acrescenta Madia que também preside a Abramark (Associação Brasileira de Marketing), cujos membros elegem os trabalhos vencedores. “A credibilidade desses nomes de peso do marketing brasileiro garante a importância do prêmio”, acrescenta.