A partir desta segunda-feira (18), o mercado de calçados e acessórios prepara-se para lançar suas novas campanhas publicitárias na Couromoda, feira internacional de calçados e artigos esportivos e de couro.

A estratégia de comunicação, utilizada pela maioria dos 1,1 mil expositores de 13 estados brasileiros – Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo –, deve-se ao fato de a feira reunir os principais lojistas brasileiros e internacionais. “É uma oportunidade de apresentar para os lojistas todo o pacote de negócios que a empresa preparou para o semestre, como coleção dos produtos, pacote de comunicação, campanhas, PDV…”, argumenta Marcio Callage, gerente de marketing da Vulcabras|azaleia, que estará com um estande de 1,350 mil metros quadrados.

A Reebok (marca que também pertence à Vulcabras|azaleia) aproveita a feira para lançar o modelo Full DMX, feito totalmente no Brasil e que chega ao consumidor final a partir de abril, juntamente com a campanha publicitária desenvolvida pela DCS e que contempla diversas mídias, principalmente TV e internet.

Já a Olympikus lança na Couromoda dois novos filmes, continuações da campanha “Inspire-se”, iniciada no primeiro semestre do ano passado. “Preparamos um enxoval para lançar os produtos. Teremos um túnel de experiência e ambientação perfeita para que o lojista conheça a tecnologia dos produtos”, diz Callage.

A marca de calçados femininos gaúcha Dilly, no mercado há 45 anos, lança no primeiro dia da Couromoda sua campanha para lançar a coleção de inverno 2010. A comunicação contempla as mídias outdoor, internet, catálogo, folder, PDV, feiras, jornal e e-mail marketing. Criada por sua house, a campanha ficará no ar por seis meses tanto no Brasil quanto na Itália, país que exporta seus produtos.

Levar celebridades para os estandes das marcas das quais são garotos-propaganda é outra estratégia que as empresas utilizam para atrair o público-alvo da feira: os lojistas. “Colocamos as celebridades no estande para criar essa associação de contato. A Grazi [Massafera, atriz] vai apresentar sua linha para os lojistas, que são a primeira barreira que temos que enfrentar para colocar nossos produtos no PDV. Afinal, não adianta colocar o filme na TV se o produto não estiver no PDV!”, analisa Callage.

Participando da feira há 16 anos, a Via Uno estará nessa 37ª edição da Couromoda com  a presença da modelo que fotografou a campanha, Daniela Lopes. A companhia vem com mais um estande, o da marca Naturezza, lançada há seis meses. Para apresentar a linha Naturezza Eco, a marca leva o ator Max Fercondini.

Segundo Paulo Kieling, diretor de marketing da Via Uno, a empresa reserva entre 15% e 20% do seu budget de comunicação para investir nas feiras em geral. “O investimento é alto, mas é o momento no qual temos a oportunidade de encontrar o público lojista num único local. Por isso, ele se justifica”, afirma Kieling.

por Maria Fernanda Malozzi