Acordo pode levar TikTok ao controle dos Estados Unidos
Donald Trump e Xi Jinping devem concretizar negociação nesta sexta-feira (19)
Segundo apuração da Reuters, Estados Unidos e China devem firmar nesta sexta-feira (19) um acordo preliminar para transferir a propriedade do TikTok para controle norte-americano. A confirmação deve acontecer em uma ligação entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping.
O prazo inicial para definição do futuro da plataforma era 17 de setembro, o que pressionou a ByteDance, dona do aplicativo, a acelerar as conversas. Esse limite, no entanto, pode ser prorrogado em até 90 dias para viabilizar a conclusão do processo. Caso se confirme, será a terceira extensão.
Em janeiro, quando o prazo havia expirado, o aplicativo chegou a ficar fora do ar por dois dias até que um novo período de negocioção fosse concedido, desta vez de 75 dias. A segunda prorrogação ocorreu em abril.
Apesar dos avanços, qualquer negociação ainda precisa passar pelo Congresso americano, que aprovou em 2024 uma lei obrigando a venda da operação do TikTok no país. Trump, por sua vez, tem evitado decretar o banimento da rede social.
No mês passado, a Casa Branca lançou uma conta oficial no aplicativo, e o presidente escreveu em sua página no Truth Social que “Também foi fechado um acordo sobre uma ‘certa’ empresa que os jovens do nosso país desejavam muito salvar” com o desfecho.
Ainda não está definido se a ByteDance transferirá também a tecnologia e os algoritmos que sustentam o TikTok. No entanto, autoridades chinesas já sinalizaram que a possibilidade de licenciamento segue em discussão.
(Crédito: Foto de Solen Feyissa na Unsplash)