A marca de iogurte funcional Activia foi a que atingiu o maior índice de preferência do varejista brasileiro em 2008: 55,8%. O dado é da 37ª edição da pesquisa Reconhecimento de Marcas da Revista Supermercado Moderno, que traz as principais marcas em share of mind entre os supermercadistas brasileiros.

Neste ano, foram ranqueadas marcas de 194 categorias, sendo 185 bens de consumo de massa e 9 de equipamentos, insumos e serviços utilizados pelos varejistas.  A pesquisa foi feita em todo o Brasil com 2.365 empresários e profissionais do auto-serviço de redes como Carrefour, Wal Mart, Bompreço, Coop, Sonda, entre outras.

Consideradas apenas os percentuais acima de 50%, foram 13 as marcas campeãs na preferência do varejista em 2008: Activia (iogurte funcional) 55,8%; Havaianas (sandália/chinelo) 53,4%; Bauducco (torrada) 53,3%; Tramontina (talheres) 53,0%; Gatorade (isotônico) 52,6%; Sadia (peru congelado) 52,0%; Jontex (preservativo) 52,0%; Grand Prix (cera automotiva) 51,7%; Tennys Pé (talco para os pés) 51,4%; Condor (escova de cabelo) 51,3%; Melitta (filtro de papel) 51,1%; e Bombril (lã de aço) 50,7%.

Segundo o levantamento, oito marcas elevaram o índice de preferência (share of mind) acima de 5,0 pontos percentuais (pp) em relação ao ano anterior. São elas: Brilhante (alvejante), com aumento de 9,8 pp; Scotch-Brite (esponja sintética), com 7,8; Ipanema (sandália/chinelos), com 7,1; Vanish (alvejante), com 6,9; Plasútil (balde/bacia e lixeira plástica), com 6,2;
Sazón (caldo em pó), com 6,2; Dove (sabonete líquido), com 5,9; e Pedigree (alimento para cães), com 5,1.

Entre as estreantes no mix de marcas (índice de preferência) estão os produtos Good Light/Nestlé  (caldo em pó), com 22,1%; Mais Vita / Yoki (bebida a base de soja), com   9,3%; Mais Vita/ Yoki (bebida a base de soja light), com  7,6 %; Pif Paf (vegetais congelados), com 4,0%; Solar Expertise/L’Oréal (protetor solar), com 3,5 %; e  Itambito/Itambé (leite fermentado), com 2,5%.