Acusação de estupro afeta relação de CR7 com marcas
CR7: polêmica atrapalha patrocínios
Nike e Electronic Arts são as primeiras patrocinadoras a se manifestarem sobre o caso Cristiano Ronaldo. Na última semana, ambas empresas afirmaram preocupação em relação à acusação de estupro feita pela americana Kathryn Mayorga, que o processou em um tribunal em Nevada.
“Estamos profundamente preocupados com as alegações perturbadoras e continuaremos monitorando de perto a situação”, disse a Nike em comunicado à Reuters. A empresa trabalha com Ronaldo desde 2003 e o último contrato, assinado em 2016, ultrapassa o valor de US$ 1 bilhão, segundo a Forbes.
A Electronic Arts, que trouxe Ronaldo na capa da série FIFA 19, disse à Reuters que está monitorando de perto a situação. “Já que esperamos que nossos atletas se comportem de maneira consistente com os valores da EA”, disse a empresa. E o escândalo já começa a ofuscar a imagem de CR7 das divulgações da marca. No site da EA (aqui), todos os jogos de esporte trazem seus respectivos atletas: Antonio Brown no Madden 19; Joel Embiid no NBA LIVE 19; PK Subban no NHL LIVE 19 e Conor McGregor no UFC 3. Apenas no caso do FIFA 19, não há imagem alguma.
O atleta português foi acusado de estuprar Kathryn Mayorga num hotel em Las Vegas, Estados Unidos, no ano de 2009. O caso veio à tona depois de uma reportagem da revista alemã Der Spiegel baseada em documentos do site Football Leaks. Nada tinha vazado ainda por causa de um acordo entre a moça e Cristiano. Orientada por advogados da época, ela teria aceitado US$ 375 mil para não contar o episódio a ninguém. Hoje, seu novo advogado desqualificou o antigo acordo e a justiça americana reabriu o caso. Há, inclusive, exames da época que provam o abuso. Resta saber como as outras marcas que o apoiam irão se posicionar.