Acxiom mira efetividade
Em meio a um tsunami de informação, é mais eficiente a marca que grita mais alto ou a que fala do jeito certo com o público certo? Segundo a Acxiom, empresa de marketing 360° com 40 anos, 8,8 mil clientes e 5,5 bilhões de consumidores impactados por ano, a segunda opção é de fato mais efetiva. No Brasil desde 2010, após comprar a gaúcha Go Digital, a companhia aposta no estudo de target e de mídia para realizar o marketing direto em todos os canais e ajudar as marcas a atingirem exatamente seu alvo.
“O marketing está deixando de ser o marketing-arte para começar a ser também o marketing-ciência”, analisa Tim Suther, chief marketing officer da Acxiom. “E acredito que temos grande habilidade para ajudar as marcas e demonstrar o retorno delas”. No país para o 2º Ciclo de Encontros do Projeto Marketing Revolution, Suther ressalta que o trabalho de sua companhia é justamente passar por todo o “barulho”. “Ajudamos as grandes marcas a tomar boas decisões sobre como gastar sua verba de mídia e superarem o grande volume de informação que nos bombardeia”.
Segundo Suther, cerca de 37% do montante investido em compra de mídia é desperdiçado – e, na internet, essa porcentagem pode chegar a 80%. “Esse desperdício ocorre ou porque a campanha ficou tempo demais no ar e perdeu o sentido, ou porque ela está se comunicando com um público que simplesmente não liga”, diz. E é aí que entra a Acxiom. A companhia se propõe a “aproximar as marcas dos clientes e traduzir deste cliente o maior valor possível”, segundo a diretora de marketing da empresa no Brasil, Jennifer Golden.
A executiva diz que a Acxiom não concorre com as agências de publicidade: é parceira delas, ajudando-as a focar, segmentar e transformar suas ações de acordo com cada nicho de público a ser impactado. Embora não possa fornecer os nomes de seus clientes, a Acxiom atende as três maiores empresas de telecomunicação no Brasil, além de trabalhar globalmente para duas companhias de cruzeiros marítimos, três das maiores farmacêuticas e 12 das 14 maiores montadoras de automóveis do mundo.
Para Suther, a necessidade de se relacionar com o seu cliente é um ponto-chave para os serviços da Acxiom. “Não precisamos saber apenas se o consumidor foi impactado, mas sim se ele viu, gostou ou não da propaganda, se procurou o produto, se comprou, se gostou de ter comprado, se falou para os amigos, se quer continuar comprando produtos daquela marca. Tudo isso é importante para nós”, explica. “Hoje o consumidor tem uma infinidade de opções para comprar, além de acesso a preços, avaliações, reviews e diversas outras informações. Por isso, em vez de uma comunicação massiva, optamos por uma estratégia mais inteligente de abordar cada perfil”.
Brasil
Uma economia forte, que resistiu às consequências da crise financeira global, o sétimo maior mercado mundial, um país conhecido por sua criatividade e repleto de grandes marcas – muitas delas já clientes da Acxiom. Esses foram os motivos da entrada da companhia americana no Brasil, segundo Tim Suther. Animado com o momento brasileiro, uma vez que o país está em evidência por receber festivais musicais, como o SWU e o Rock in Rio, bem como grandes torneios esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o cmo diz que esses eventos de grande porte são ótimas oportunidades para as empresas levarem maior valor a seus clientes.
por Felipe Collins Figueiredo