AdAge escolhe Africa como Agência Internacional do Ano

 

A Africa foi escolhida pela revista Advertising Age a Agência Internacional do Ano. A publicação, que escolhe agências que se destacam no cenário internacional de acordo com seu crescimento, a criatividade das campanhas e o impacto nos negócios dos clientes, deu ênfase às criações da Africa para clientes como Itaú, P&G e Brahma (Ambev). “A cada ano a AdAge seleciona uma agência internacional para ser homenageada, e neste ano a Africa se destacou por seu crescimento, criatividade e eficácia do trabalho. A Africa, de forma consistente, ajudou a aumentar os limites da criatividade de seus clientes”, disse Abbey Klaassen, editora da revista.

Na reportagem (veja neste link), a revista destaca trabalhos recentes da agência, como a estratégia #issomudaomundo, para o Itaú, citando inclusive declarações do CMO do banco, Fernando Chacon, que recentemente recebeu uma carta da presidente Dilma Rousseff parabenizando-o pelo comercial em que o Brasil é retratado como um grande estádio. “A Africa transcende o papel de agência criativa. Eles participam de discussões sobre estratégia e posicionamento, e sua criatividade provocante nos diferencia das outras marcas do mercado”, disse o executivo. Outros trabalhos que ganham destaque na reportagem são campanhas criadas para produtos da P&G, como Gillette, Head&Shoulders e Oral-B.

Na agência, o clima é de comemoração. “Nós geralmente só percebemos que um dia foi histórico depois de muito tempo. Mas neste momento, sabemos que este é um dia histórico para a Africa e para a propaganda brasileira. Por isso hoje é feriado aqui”, revela Nizan Guanaes, sócio-fundador da agência, que iniciou suas atividades em 2002 e atualmente pertence ao Grupo ABC – que tem o próprio Nizan como chairman.

Hoje, a Africa ocupa o sétimo lugar no ranking de agências brasileiras e registrou em 2013 um crescimento de 8% em sua receita. A agência conta ainda com as operações Africa Lab e Africa Zero, além de Africa Rio de Janeiro, Africa Nova York e Dojo Africa São Francisco, em parceria com a agência americana Dojo.