O lançamento é a nona confecção consecutiva da marca o campeonato mundial de Seleções feminina da Fifa

A adidas apresentou a Oceaunz, a bola oficial da Copa do Mundo Feminina da Fifa, que será disputada na Austrália e na Nova Zelândia 2023. O lançamento é a nona confecção consecutiva da marca das Três Listras para a Copa do Mundo Feminina da Fifa.

Projetada para lidar com a dinâmica e velocidade do jogo moderno, o design da da bola entrega detalhes em tons de azul e verde, inspirados na paisagem da Australásia, com visuais que relembram as montanhas da Nova Zelândia e da conexão da Austrália com o Oceano Índico. Os padrões australianos foram criados pela renomada artista local, Chern'ee Sutton, enquanto as marcas que representam a Nova Zelândia foram projetadas pela artista kiwi, Fiona Collis.

Em uma base predominantemente branca, a bola apresenta marcas culturais e as iniciais de ambas as nações anfitriãs, que se preparam para sediar a maior competição do futebol feminino entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. A Oceaunz também é decorada com desenhos que representam diferentes elementos do esporte, como bolas de futebol e gols.

“Com recordes de audiência durante a Euro Feminina no ano passado, não há dúvidas que esse torneio tem tudo para ser um momento antológico. Estamos lançando uma bola que nos enche de orgulho, com um design que representa a beleza natural da paisagem do local onde será jogado. O jogo está sempre evoluindo e o design da Oceaunz foi desenvolvido para ajudar as jogadoras a lidar com o ritmo e as exigências do jogo moderno", afirmou Franziska Loeffelmann, Diretora de Design para Futebol da adidas.

Assim como a bola oficial da Copa do Mundo da Fifa de 2022 no Catar, a Oceaunz conta com a tecnologia de bola conectada, fornecendo dados precisos sobre a bola, que são disponibilizados para a equipe do VAR em tempo real. Combinada com dados de posicionamento das jogadoras e utilizando inteligência artificial, a tecnologia contribui para o impedimento semi-automatizado da Fifa e oferece informações instantâneas ao VAR para ajudar a otimizar o processo de tomada de decisões.

Seguindo os passos da Al Rihla e da Al Hilm, adidas continua com seu compromisso e terá 1% das vendas líquidas das bolas Oceaunz revertidos em prol do "Global Goal 5 Accelerator" do Common Goal, projeto coletivo para aumentar a participação, representação e liderança feminina nos jogos de base.

O programa foca no aumento da presença de jovens mulheres, treinadoras e líderes femininas no futebol em programas comunitários de qualidade, ajudando a garantir que cada menina participante tenha uma atleta feminina como modelo de referência em sua comunidade.