Adidas cresce 50% na China e 39% na América Latina

A Adidas apresentou na manhã desta quarta-feira (18) seu desempenho no ano passado e suas expectativas para 2009 e próximos anos. Apesar da crise econômica mundial, o ano de 2008 foi muito bom para a empresa devido a dois importantes eventos esportivos: Olimpíadas de Pequim e o campeonato europeu de futebol. No primeiro, a Adidas foi uma das patrocinadoras, o que permitiu um crescimento de 50% na China nos primeiros nove meses de 2008 e a inauguração de sua maior loja mundial, em Pequim. “Foi uma plataforma excelente para a Adidas”, disse Herbert Hainer, ceo mundial do Grupo Adidas. O bom desempenho de atletas patrocinados pela marca, como Yelena Isinbayeva, Britta Steffen e Shawn Johnson também colaboraram para sua boa exposição. Já no campeonato europeu de futebol, a final disputada por Alemanha e Espanha, dois times patrocinados pela Adidas, permitiu que a marca também tivesse bons resultados.

 

Em relação à América Latina, a aposta é grande, pois o mercado ainda não sofreu recessão como nos Estados Unidos, onde a marca já sente o prejuízo. Mesmo assim, a Adidas apresentou um crescimento de 11% nas vendas, o que representa 8,225 bilhões de euros. Na América Latina, o crescimento foi ainda maior: 39% nos primeiros nove meses de 2008, o que representa uma receita de 647 milhões de euros. A meta para o próximo ano, segundo Hainer, é atingir a liderança neste mercado, principalmente no Brasil, México, Argentina e Chile, países onde a marca tem foco em crescer. Hoje, o Grupo Adidas possuí 35% de market share nacional, sendo 20% da Adidas e 15% da Reebok, marca com a qual fez joint venture.

 

Comunicação

Hainer afirmou que a Adidas seguirá forte em patrocínio de eventos esportivos, times e atletas, além de investir em lojas. Em relação à publicidade, ele disse que “desinvestiram de um lado para investir em outro”. De acordo com Marcelo Ferreira, diretor-geral da Adidas no Brasil, já existem 29 lojas da marca nas principais capitais do País e até o fim deste ano o objetivo é atingir mais de 40 lojas.

 

Já a Copa de 2014 também terá o patrocínio da marca, mas Hainer não revelou números e nem ações. Apenas disse que “haverão grandes atrações, como na Copa da Alemanha de 2006”. A Adidas também patrocinará a Copa da África do Sul, em 2010, e as Olimpíadas de Londres, em 2012.

 

Por Maria Fernanda Malozzi