Adobe põe marketing digital na vitrine

 

 

Consolidada como uma das líderes em softwares ligados a criatividade ao redor do mundo — com destaque absoluto para o Photoshop, mas trazendo também opções como Illustrator, Flash e InDesign, entre outras — a Adobe quer, cada vez mais, transformar sua divisão de marketing digital em algo tão grandioso e conhecido como seu core business. E o Brasil é, como para praticamente todas as empresas que permeiam a comunicação do marketing, um mercado prioritário nessa empreitada.

Os resultados de crescimento alcançados globalmente desde o início de suas operações, em 2009 — após forte política de aquisições que perdura até hoje, tendo começado com a Omniture, em transação avaliada em US$ 1,8 bilhão —, juntamente com o aumento da maturidade do uso de ferramentas que potencializem a publicidade online, têm auxiliado nesse processo.

No Brasil, a participação da Adobe no mercado de marketing digital ganha corpo há um ano, quando uma operação local foi estruturada para explorar os benefícios ofertados pela economia emergente. “Há 25 anos, quando a Adobe foi fundada, a missão da empresa era mudar o mundo através de experiências digitais. Essa missão continua, acompanhando as mudanças e evoluções nesse sentido. Todos estão familiarizados com as ferramentas criativas da Adobe. Queremos conquistar isso também como as nossas opções de marketing digital”, explica Guilherme Toussaint, executivo sênior de contas empresariais de digital marketing para América Latina.

Segundo Toussaint, o grande diferencial da empresa é ofertar ferramentas de otimização, acompanhamento, mensuração e intervenção relativa a dados e conteúdo centralizados, enquanto seus principais concorrentes são especializados em soluções pontuais. “Nosso serviço se baseia em organizar e gerenciar informação para aumentar e potencializar o engajamento, facilitar a realização de campanhas multi-canais e monetizar mídia. O que vemos no mercado na maioria das vezes são soluções individuais, enquanto o posicionamento da Adobe é baseado em uma oferta mais completa”, detalha.

São cinco as ferramentas oferecidas pela empresa para marketing digital, focadas em serviços como analytics, social media, otimização de mídia online, definição de target e marketing experiencial. Com elas, é possível desde perceber uma falha de processo na compra online, que “espanta” o potencial consumidor, ao entendimento do perfil daquele usuário e a oferta, em diferentes pontos de contato, de uma mensagem publicitária ou mesmo da apresentação de um site de acordo com as preferências daquele usuário específico.

Para fortalecer seu uso no mercado brasileiro, a empresa trabalha para o amadurecimento desse tipo de solução, tendo inclusive as agências digitais como grandes parceiras no país. “Temos o trabalho de aculturar o mercado, que, no geral, já conhece esse serviço basicamente, mas não de forma sofisticada. No mundo, temos parceria com grupos como WPP, Omnicom, Publicis e Interpublic. Por aqui, também contamos com diversas agências como parceiras, especialmente porque, num mercado como o brasileiro, o cliente tem muita confiança naquilo que sua agência indica”, ressalta Toussaint.

Evangelização

O trabalho tem se mostrado tão fundamental que a Adobe trouxe ao Brasil este mês Brian Thaut, que responde como o evangelista mundial para soluções de digital marketing da empresa. O executivo passará os próximos dois meses no país, se aproximando de prospects e, sobretudo, participando de grandes eventos e pequenas reuniões para demonstrar, na prática, o que o pool de ferramentas da Adobe pode fazer em prol de resultados no que se diz respeito ao marketing digital. “O mercado brasileiro ainda não tem um grande número de profundos conhecedores desse tipo de ferramentas, mas essa é uma grande oportunidade, para esses profissionais e para as empresas que pretendem usá-las. Pretendo mostrar para um grande número de pessoas, durante esses dois meses, que não importa qual é o objetivo de uma campanha online, mas uma análise inteligente dos dados que envolvem todo o processo facilitam muito a chegada até ele”, garante Thaut.

Segundo a Adobe, a divisão de marketing digital apresenta crescimento global de aproximadamente 40% desde 2009, quando teve início, frente aos 6% médios no que diz respeito à área de criatividade. Em valores reais, dos US$ 4,2 bilhões de receita da empresa em 2011, aproximadamente US$ 1 bilhão veio do marketing, participação que deve chegar a 30% em 2012. “E o Brasil está crescendo mais rápido que isso”, celebra Toussaint.