A tecnologia trouxe tantas ferramentas e funcionalidades para a propaganda que explicar algumas soluções digitais geralmente se torna um assunto complexo. Para deixar essa comunicação mais fluída, didática e até divertida, a Adobe resolveu convidar o Porta dos Fundos.
O objetivo da campanha, que tem criação da Agência Memo, é provocar o mercado a se questionar sobre quão digital, atual e efetiva é a gestão de seu marketing digital. O trabalho foi lançado por meio de uma parceria entre o anunciante, a Lima Consulting (marketing digital), a empresa de TI Stefanini, além da consultoria de performance e experiência do usuário Gauge.
Com tom de humor e o conceito “As suas ferramentas de marketing podem ser da idade da pedra. E você nem desconfia”, os comerciais exemplificam cada uma das três soluções da Adobe Experience Cloud: Advertising, Analytics e Marketing.
O processo de desenvolvimento da campanha foi em co-criação entre a agência Memo e o Grupo Porta dos fundos, e além dos filmes foram criadas ações para internet, como perfis fictícios do “Estagiolopitecus” e do “Diretor de Neandermarketing” em redes sociais como o Linkedin. Os três filmes da campanha têm como foco os tomadores de opinião no marketing de agências e empresas e serão veiculados via Facebook, Instagram e LinkedIn.
Ficha técnica da campanha:
Campanha: Caveman
Clientes: Lima Consulting, Stefanini, Gauge, Adobe
Produto: Adobe Experience Cloud
Direção de criação e planejamento: Rodrigo Esteves
Criação: Denis Gonsales, Diego Henrique, Vinicius Kazuo, Camila Abdalla, Raiane Paiva
Mídia: Guilherme Duarte, Jonas Ferreira
Social media: Anna Benedetti, Liz Yau
Atendimento: Marcelo Prado, Paola Nascimento
Produtora: Porta dos Fundos