Advertising Age aponta AlmapBBDO como uma das melhores agências do mundo
O jornal norte-americano Advertising Age elegeu as melhores agências de publicidade do mundo a partir da abordagem que deram aos problemas dos clientes e que garantiram os melhores resultados e as melhores comunicações. A argentina Santo foi eleita a Agência Internacional do Ano da AdAge 2009. Em seguida, as melhores foram a AlmapBBDO, a Sid Lee, de Montreal, e a DDB Nova Zelândia.
Cases de agências de todo o mundo foram analisados pelo jornal, que é referência entre os veículos internacionais especializados em propaganda. O objetivo principal foi apontar aquelas que foram além da simples comunicação e desenvolveram trabalhos realmente inovadores, criativos e com resultados efetivos para os problemas de seus clientes, criando valores verdadeiros e mensuráveis para os negócios deles e da agência, com planejamento consistente, ideias fortes e grande apelo.
A Santo foi eleita a Agência do Ano por conquistar a conta criativa global da Vodafone, criar campanhas inovadoras para a Coca-Cola e para a cerveja Isenbeck. Também aumentou a sua renda em 25% no ano passado.
O AdAge também comentou a capacidade da AlmapBBDO em fazer de uma marca global, como a Volkswagen, a favorita do Brasil, ou para transformar uma marca local, como Havaianas, numa global. A revista destacou os trabalhos de Havaianas, O Boticário e SpaceFox, da Volkswagen.
Foi citada a primeira campanha global para Havaianas, realizada no início de 2009. Outra menção foi para a campanha criada para o modelo Havaianas Fit. O comercial “Avó” recebeu muitos elogios, mas também foi criticado, porque nele uma senhora conversa com a sua neta sobre sexo. Agência e cliente viram a oportunidade de reforçar o caráter democrático da sandália, e levaram a avó de volta ao ar para comunicar ao público que o comercial sairia da TV para não aborrecer quem o criticara e passaria a ser veiculado na Internet, para seus admiradores.
O AdAge considerou também o fato de que, com a força de seus cases e sem participar de concorrências, a AlmapBBDO conquistou a conta da Bradesco Seguros e Previdência.