Africa é a Agência do Ano na Lürzer’s Archive
A Africa é a Agência do Ano em 2015 na prestigiada revista de propaganda Lürzer’s Archive. A agência emplacou 22 campanhas na publicação durante este ano, ficando à frente das agências BBDO de Nova York e as londrinas AMV BBDO e adam&eveDDB.
Bernardo Romero e Sergio Gordilho, que são destaques na revista
Sergio Gordilho, copresidente e CCO da agência, ficou em primeiro lugar no ranking dos diretores de criação mais reconhecidos dentro da publicação. Logo atrás dele vêm David Lubars (chairman e CCO da BBDO North America), Greg Hahn (CCO da BBDO NY) e Rafael Pitanguy, vice-presidente de criação da Africa. “Considerando que entre as quatro primeiras estão algumas das agências mais conceituadas do mundo, dá para ter uma ideia do orgulho que dá ter a Africa liderando esse ranking”, disse Pitanguy.
O diretor de criação associado Bernardo Romero destacou-se na lista global como o diretor de arte com mais peças publicadas nas edições da revista ao longo deste ano, totalizando nove campanhas. Este foi um ano importante para a agência e para seus profissionais. Gordilho, além de ter entrado para o Hall da Fama do Marketing Nacional, por meio da Abramark (Academia Brasileira de Marketing), foi selecionado como um dos 20 publicitários mais influentes do Brasil pela revista GQ.
Do Cannes Lions, a Africa trouxe para casa 13 Leões e ficou entre as agências brasileiras mais premiadas. Foi pelo sétimo ano consecutivo a agência mais admirada do país pela CartaCapital, e foi a Agência do Ano Lusófona de Propaganda, além de Agência do Ano brasileira de propaganda no Festival Anual de Lusos de Lisboa, os Prêmios Lusófonos de Criatividade.
Também teve destaque nos festivais D&AD; One Show; Clio Awards; Prêmio Abril de Publicidade; Profissionais do Ano, da Rede Globo; Clube de Criação e El Ojo de Iberoamerica. A agência foi apontada como número um em investimento digital no Brasil, de acordo com o Ibope. Entre as conquistas de contas estão Dr. Oetker, Cyrela, 99Taxis, ANJ e Bacardi.
Para Gordilho, a Archive é a referência mundial e um artigo presente em 100 de cada 100 mesas dos principais criativos do mundo. “Ser Agência do Ano, ser o diretor de criação número 1 e termos o diretor de arte também número 1 à frente de agências como a adam&eve, BBDO NY e outros criativos que tanto admiramos é um fato que nos deixa muito orgulhosos e coroa o grande ano que tivemos. Vai faltar Brahma e Bud para comemorar”.
Stop Guessing, criada para o Outlander, da Mitsubishi, uma das campanhas da Africa na Archive deste ano
Entre as campanhas publicadas na Archive este ano estão Stop Guessing, a campanha que divulgou o novo Outlander, da Mitsubishi, com câmera traseira; os anúncios Western e Ninja, para o Festival de Cinema Judaico, sendo que Ninja quase foi capa da publicação, e o projeto Ticket Books, para a L&PM Pocket, criado par estimular a leitura e comemorar o Dia do Livro, distribuindo 1.500 livros a passageiros do metrô. Desses, 300 traziam uma surpresa: funcionavam como bilhetes de metrô, pois possuíam integrados às suas capas um chip com tecnologia equivalente à do Bilhete Único, o que os tornava inclusive recarregáveis.
Curadoria de inspiração
A revista bimensal Archive foi criada em Frankfurt, na Alemanha, por um redator publicitário que sentia falta de uma publicação que apontasse as melhores campanhas publicitárias do mundo. Walter Lürzer, cofundador da TBWA Frankfurt, acabou criando um grande negócio: a revista hoje tem mais 150 mil leitores e conquistou prestígio no mundo inteiro. A sede da empresa foi transferida para Viena, na Áustria, em 2008. Lürzer faleceu em 2011 e quem assumiu o seu lugar como publisher e editor foi Michael Weinzettl. Desde 2004, a Archive publica rankings com os melhores trabalhos em design e publicidade e define seu papel como uma curadoria de inspiração. Hoje publica a revista em papel e a disponibiliza no site e em aplicativos para iPhone e iPad.