Africa e MAM espalham obras do museu pela cidade
O Museu de Arte Moderna de São Paulo expande seu espaço físico a partir desta terça-feira (18) e começa a levar obras de seu acervo para painéis de pontos de ônibus e projeções em edifícios do centro de São Paulo.
Criada pela Africa, a ação MAM na Cidade reforça a missão do Museu em democratizar o acesso à arte e surge, também, como resposta às novas dinâmicas sociais impostas pela pandemia.
“A democratização à arte faz parte da essência do MAM, e é uma missão que desenvolvemos por meio de programas expositivos e iniciativas diversas, desde iniciativas pioneiras do Educativo que dialogam com o público diverso dentro e fora do Parque Ibirapuera, até ações digitais que ampliam o acesso ao acervo, trazem mostras online e conteúdo cultural. Com o MAM na Cidade, queremos promover uma nova forma de experienciar o Museu. É um presente que oferecemos à São Paulo”, diz Mariana Guarini Berenguer, presidente do MAM São Paulo.
Ao longo de duas semanas, MAM na Cidade apresentará imagens de obras de nomes emblemáticos da arte brasileira, como Tarsila do Amaral, Mário Cravo Neto, Waltercio Caldas, Claudia Andujar, Rosana Paulino e Nelson Leirner, espalhadas pela capital paulista em 140 painéis em pontos de ônibus. As obras serão acompanhadas por QR Codes, no qual o espectador será direcionado para um podcast no Spotify (link) com áudios de personalidades relevantes, como Gilberto Gil, Arnaldo Antunes, Laerte Coutinho, Hortência, MC Soffia, Bruna Linzmeyer, Lázaro Ramos, Isabella Fiorentino, João Vicente e Ph Côrtes. Com o objetivo de tornar a cultura acessível para públicos diversos, cada convidado traz em locuções breves a história dos trabalhos exibidos, dos artistas, o contexto histórico em que foram criados, dentre outras informações sobre as obras.
A ação está sendo realizada de forma colaborativa e sem custos, uma vez que o Museu está contando com apoio pro-bono e parceria da agência Africa, das personalidades que doaram suas vozes para o projeto e dos veículos que cederam os espaços nas mídias urbanas. “A arte tem que lutar, se democratizar e estar em todos os lugares. Esse é o pensamento compartilhado pelos artistas e parceiros que estão se identificando com a nossa proposta e aceitando participar do projeto”, comenta Sergio Gordilho, copresidente e CCO da Africa e também conselheiro do MAM.
Além disso, como forma de ampliar o alcance das obras, MAM na Cidade exibe trabalhos de artistas como Cildo Meireles, Maureen Bisilliat e Tomie Ohtake em projeções de escala monumental em três empenas cegas de edifícios do centro de São Paulo. A exposição a céu aberto acontece em dois finais de semana, sempre das 19h às 20h, sendo no dia 22 de agosto em fachada na Rua Caio Prado com Rua da Consolação (Centro), no dia 23 de agosto na Rua Santa Isabel (Santa Cecília) e no dia 29 de agosto na Rua Maria Antônia (Consolação).
Levar o Museu para além do Parque Ibirapuera, aproximando do cotidiano das pessoas, de suas redes, e em diálogo com a cidade, é um dos principais projetos do novo curador Cauê Alves. “A ideia é ressignificar a presença do Museu no dia a dia das pessoas por meio de ações e programas, presenciais e digitais, que não restringem a instituição apenas ao espaço físico e atingem públicos diversos”, pontua o curador.
FICHA TÉCNICA
Titulo: MAM NA CIDADE
Agência: Africa
Anunciante: MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO
Produto: Institucional
CCO: Sergio Gordilho
Direção Executiva de Criação: Felipe Cury / Philippe Degen
Direção de Criação: Gregory Kickow/ Felipe Cirino
Criação: Thiago Andrade/Giulio Beloto
Design: Thiago Andrade / Thiago Victoriano
Atendimento: Carolina Boccia/ Ana Hasegawa/ Cindy Fujii
Mídia: Rodrigo Famelli / Gabriela Dib
RTV: Patricia Melito
AdTech: Fabio Palma/ Fernando Tolusso/ Vinicius Canola / Valério Oliveira
Projetos Especiais: Monique Lopes Lima/ Juliana Leite / Fernando Alonso/ Lica de Souza
Relações Institucionais e Sustentabilidade: Raphael Vandystadt
Fotografia: Rodrigo Pirim
Produção Gráfica: Carla Lustosa/ Cassilene Rocha
Produtora/som: DaHouse Audio
Produtora/imagem: PlatinumBrasil
Aprovação/cliente: Eloise Martins/ Cauê Alves